Publicada em 04/08/2025
O trabalho de combate ao mosquito da dengue segue firme e ininterrupto em Cruz Alta, com ações desenvolvidas em diversos bairros da cidade para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.
Segundo João Gabriel, Coordenador da Vigilância Ambiental, o Projeto Cidade Limpa tem sido um importante aliado nesse enfrentamento. “Com o desenvolvimento do projeto, as ações de conscientização, prevenção e combate aos focos do mosquito foram intensificadas, ampliando a cobertura e a eficácia do trabalho”, destacou.
Nos últimos meses, já foram recolhidos 618 pneus das ruas, um dos principais criadouros do mosquito. Atualmente, o recebimento, armazenamento e destinação desses pneus inservíveis são realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Empreendedorismo e Inovação. A novidade é que o município agora integra o Sistema Nacional de Logística Reversa das Indústrias Fabricantes de Pneus, garantindo o destino ambientalmente correto do material.
João Gabriel ressaltou que essas medidas já têm refletido nos números. “As ações contribuíram para a diminuição dos casos de dengue em Cruz Alta”, afirma.
Ele também reforçou a importância do engajamento das equipes. “Os servidores da dengue e endemias não medem esforços para proteger a população. Estão diariamente na linha de frente, ajudando a garantir a saúde pública e salvar vidas”, pontuou.
Para o mês de agosto, a Coordenadoria de Vigilância Ambiental pretende intensificar ainda mais as atividades do Projeto Cidade Limpa, reforçando a conscientização, a prevenção e a eliminação dos focos do mosquito. “Nosso objetivo é preparar a comunidade para a chegada do verão, período em que os casos de dengue costumam aumentar”, finalizou João Gabriel.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações