Publicada em 30/07/2025
A cidade de Cruz Alta já respira cultura e tradição com a chegada da 45ª Coxilha Nativista e da 8ª edição da Coxilha Instrumental. O evento, que é um dos mais tradicionais do estado, será realizado entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, reunindo música, emoção e homenagens que marcam o legado cultural do município. O evento começou ontem com a apresentação da Coxilha Piá.
Neste ano, o tema “Nos campos de Erico floresce a canção” presta homenagem aos 120 anos de nascimento do escritor Erico Verissimo, filho ilustre de Cruz Alta e um dos maiores nomes da literatura brasileira.
A programação oficial terá o Palco Praça, em estrutura montada em espaço público, e o Palco Jayme Caetano Braun, o palco principal da Coxilha, onde acontecerão os shows especiais e apresentações das músicas concorrentes.
A Coxilha Instrumental, que valoriza a música gaúcha em sua forma mais pura, com foco na sonoridade e na técnica, ocorrerá de forma integrada à programação geral, com atrações de destaque da música instrumental do sul do Brasil.
Além das apresentações artísticas, a Coxilha traz também a fase local, a fase estadual em duas noites e a grande final, celebrando talentos e canções inéditas da música nativista. O corpo de jurados este ano está a cargo de :
Cristiano Quevedo
Glauco Vieira
Henrique Fernandes
Nando Soares
Silvio Genro
Programação no ginásio municipal:
Quarta-feira – 30 de julho
18h | Palco Praça – Paysano Trio
20h | Palco Coxilha – Uilian Michelon
Fase Local – Apresentações concorrentes com artistas da cidade
Show – Márcio Corrêa e grupo Gauchismo
Quinta-feira – 31 de julho
18h | Palco Praça – Leonel Gomez
20h | Palco Coxilha – Nelci Vargas
1ª Noite da Fase Estadual – Início das apresentações concorrentes da fase estadual
Show – Os Antigos (Miguel Marques e Nenito Sarturi)
Sexta-feira – 01 de agosto
18h | Palco Praça – Grupo Carqueja
20h | Palco Coxilha – Los Hermanos Guedes
2ª Noite da Fase Estadual
Show – Grupo Carqueja
Sábado – 02 de agosto
18h | Palco Praça – Aluísio Rockenbach
20h | Palco Coxilha – Raulito Barboza
Grande Final da Coxilha Nativista – Definição das canções vencedoras
Espetáculo de encerramento – "Pra Sempre Erico", um tributo inédito reunindo música e literatura em homenagem a Erico Verissimo
A 45ª Coxilha Nativista e a 8ª Coxilha Instrumental reforçam Cruz Alta como um dos grandes polos da cultura gaúcha. Com uma programação diversa, rica em talento e tradição, o festival promete emocionar o público e manter viva a chama da identidade regional.
Com informações da Assessoria de imprensa da Coxilha Nativista
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações