Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Órgãos públicos se unem para limpeza e desassoreamento de arroios urbanos

Publicada em 04/08/2025

  • Órgãos públicos se unem para limpeza e desassoreamento de arroios urbanos

Um encontro foi realizado na sede do Ministério Público de Cruz Alta reuniu representantes de diversas entidades públicas e secretarias municipais para dar início a um grande plano integrado de limpeza e desassoreamento de arroios e canais que cortam áreas urbanas da cidade.

A iniciativa, que nasce do esforço coletivo entre as instituições, visa combater um problema recorrente: o acúmulo de resíduos e o assoreamento causado pelas intensas chuvas do ano passado. Pneus, móveis, colchões e utensílios domésticos têm sido descartados irregularmente nesses locais, causando obstruções que resultam em alagamentos, transtornos à população e frequentes mobilizações da Defesa Civil e de equipes municipais.

O plano foi proposto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Empreendedorismo e Inovação, por meio do Secretário Rogério Coradini, e contou com a presença da Promotora de Justiça Dra. Amanda Giovanaz, do Ministério Público; do Subcomandante da PATRAM, Sargento Rafael Malheiros; de Sinval Freitas, da Defesa Civil; Eduardo Novakoski, da Segurança Pública Municipal; Caio Amaral, da Ansus; Lidiane Deboni, bióloga da Coordenadoria de Meio Ambiente; Klaus Marasca, engenheiro da Secretaria de Planejamento, Projetos e Assuntos Estratégicos; além dos secretários municipais Marino Marangon (Obras), João Bonaldi (Adjunto de Habitação) e Pablo Homercher (Procurador Jurídico Adjunto).

Durante o encontro, foram apresentados os pontos críticos já identificados, propostas de intervenção, estratégias de mitigação de impactos ambientais — considerando o uso de maquinário de grande porte — e os amparos legais necessários para a execução das ações. A partir disso, foi acordado que o plano será estruturado em etapas, com ampla revisão técnica e jurídica por todos os órgãos envolvidos.

Os primeiros locais contemplados no plano de intervenção são: Arroio Panelinha, Arroio Vulcão, Arroio Brum, Córrego Acelino Flores e fundos do Condomínio Santo Antônio. Cada etapa será divulgada amplamente à população, reforçando o compromisso com a transparência e a participação social.

A promotora Dra. Amanda Giovanaz manifestou total apoio à iniciativa e destacou a importância de observar os preceitos legais que envolvem esse tipo de ação, além da necessária articulação com órgãos como a FEPAM e o Departamento de Recursos Hídricos do Estado.

O secretário Rogério Coradini enfatizou que a articulação entre os entes públicos reforça o compromisso com o bem comum. “Mais uma vez, mostramos que é possível construir soluções de longo prazo quando se trabalha de forma integrada, com responsabilidade social, ambiental e foco na qualidade de vida da população”, concluiu.


Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL
ASILO SANTO ANTONIO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.