Publicada em 30/07/2025
A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde, amplia a estratégia de resgate vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV), incluindo adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados. A medida tem validade até dezembro de 2025 e busca aumentar a cobertura vacinal deste público, contribuindo para a prevenção de doenças graves associadas ao vírus.
A SMS está mobilizada para colocar em prática a nova etapa da campanha, com foco especial nas escolas, unidades básicas de saúde e ações comunitárias. A decisão foi pactuada por meio do Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde (GTVS) do Ministério de Saúde. A vacina é essencial na prevenção de diversos tipos de cânceres relacionados ao HPV, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe.
De acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até junho deste ano, mais de 82 mil doses da vacina já foram aplicadas em adolescentes e jovens na faixa de 15 a 19 anos em todo o país.
Apesar dos resultados positivos, os números também indicam a necessidade de intensificar as ações de busca ativa e mobilização junto aos adolescentes e jovens, especialmente aqueles que não receberam nenhuma dose anteriormente. As ações são realizadas em conformidade com os planos estaduais e municipais de vacinação, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Saúde.
A ampliação da faixa etária representa uma oportunidade estratégica para proteger mais pessoas e reduzir os índices de infecção pelo HPV, promovendo mais saúde e prevenção para toda a população.
Com informações da Prefeitura Municipal/SMS
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações