Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeitura inicia abertura de acessos para instalação da Soli3

Publicada em 23/07/2025

  • Prefeitura inicia abertura de acessos para instalação da Soli3

A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou os trabalhos de abertura de acesso no terreno onde será implantada a empresa Soli3. As ações fazem parte da primeira etapa de infraestrutura, que permitirá a coleta e a análise do solo e dos aspectos ambientais da área, essenciais para a futura liberação das licenças ambientais que antecedem o início das obras.

O momento marca um passo histórico para o desenvolvimento econômico do município e de toda a região. A instalação da Soli3 representa um investimento de grande porte, que deve desencadear uma ampla cadeia produtiva — inclusive já há movimentações de outras empresas interessadas em se instalar no entorno, atraídas pelo potencial de aproveitamento de subprodutos da futura indústria.

"Esse é um momento que entra para a história econômica de Cruz Alta. Estamos falando de um investimento que trará impactos significativos na geração de emprego, renda e no fortalecimento da economia local. A instalação da Soli3 é uma conquista construída a muitas mãos e que agora começa a se materializar com o apoio da equipe da Secretaria de Obras", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Coradini.

A ação integra o PRODEM – Programa de Desenvolvimento Econômico Municipal –, que prevê incentivos e apoio às empresas que desejam se instalar em Cruz Alta. A Prefeitura contribui com isenções, doações de materiais e serviços de infraestrutura, como é o caso desta primeira etapa no terreno da Soli3.

Estiveram acompanhando os trabalhos o secretário de Obras, Marino Marangon, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Coradini, além de representantes da empresa Soli3.

SOLI3

Com investimento estimado de R$ 1,25 bilhão, a nova planta industrial será instalada em uma área de 138 hectares na zona rural de Cruz Alta, às margens da Rodovia Luciano Furian. A escolha da cidade se deu por sua localização estratégica, com proximidade à ferrovia e canais portuários, além de ser um ponto central na área de atuação das cooperativas.

A Soli3 terá capacidade para processar 3 mil toneladas de soja por dia, o equivalente a 50 mil sacas/dia, totalizando cerca de 1 milhão de toneladas por ano. Os principais produtos serão: Biodiesel, Glicerina, Farelo de soja, Casca de soja peletizada. Esses itens abastecerão indústrias de alimentos, rações e biocombustíveis, tanto para o mercado interno quanto para exportação. Parte da produção será destinada diretamente às próprias cooperativas envolvidas.

O complexo também contará com capacidade de armazenagem para 160 mil toneladas de grãos, além de estruturas de transbordo ferroviário que atenderão outras empresas e cooperativas, fortalecendo a cadeia logística da região.

A previsão é de que as obras iniciem em janeiro de 2026 e que as operações comecem em 2028. Durante a fase de construção, estima-se a geração de mil empregos diretos, além de cerca de 150 empregos diretos e 500 indiretos quando a indústria estiver em funcionamento. O faturamento anual projetado é de R$ 2,2 bilhões.


Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ASILO SANTO ANTONIO
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.