Publicada em 17/07/2025
A Sala do Empreendedor de Cruz Alta foi destaque regional no primeiro semestre de 2025, liderando o número de atendimentos a micro e pequenas empresas (MPEs) na região central do Rio Grande do Sul. Foram registrados 3.830 atendimentos apenas no município, de um total de 11.946 realizados pelas 26 Salas do Empreendedor ativas na região.
A ação integra o trabalho da Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Empreendedorismo e Inovação, que tem intensificado os esforços para promover o empreendedorismo e a formalização de negócios locais.
As Salas do Empreendedor são espaços de apoio essencial à sobrevivência e ao fortalecimento das MPEs. Atualmente, 87% das empresas da região central estão em municípios que contam com esse serviço, demonstrando seu impacto na economia local.
Em Cruz Alta, o setor com maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs) é o comércio varejista de vestuário e acessórios, com 488 registros ativos. Em seguida, aparecem as obras de alvenaria, com 331 registros, e os serviços de cabeleireiros, manicures e pedicures, com 289 microempresas formalizadas.
Com informações da Sala do Empreendedor/Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações