Publicada em 16/07/2025
A Praça Erico Verissimo foi o cenário da tradicional Mateada da Coxilha, realizada na tarde do último sábado (12), marcando o início das atividades do projeto Coxilha Vai às Ruas, que integra as comemorações da 45ª edição da Coxilha Nativista.
O evento reuniu artistas, tradicionalistas e a comunidade cruz-altense, que celebrou o início do festival ao som da música regional e com o tradicional chimarrão em mãos. A tarde ensolarada contribuiu para o clima de confraternização e homenagem à cultura gaúcha.
Neste ano, a Coxilha tem como tema “Nos Campos de Erico, floresce a canção”, em alusão aos 120 anos do nascimento do escritor cruz-altense Erico Verissimo, uma das grandes referências da literatura brasileira.
Além da roda de chimarrão, a mateada contou com diversas atrações culturais, reforçando o compromisso do festival com a valorização da música nativista e das tradições do sul.
A secretária de Cultura e Turismo de Cruz Alta, Shana Reis, destacou a importância da participação popular: “Ficamos felizes com a presença da comunidade em nossos eventos e já estamos no clima de mais uma Coxilha Nativista, que chega repleta de atrações para manter viva a chama do nosso festival”.
Também prestigiaram o evento os produtores culturais do festival, João Bosco Ayala e Renato Morais.
A programação do Coxilha Vai às Ruas continua na próxima sexta-feira (18), com novas atividades culturais em diferentes pontos da cidade, fortalecendo a vivência artística e tradicionalista da comunidade.
Com informações da organização do festival
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações