Publicada em 12/07/2025
A 16ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cruz Alta foi realizada nesta terça e quarta-feira, 8 e 9 de julho, reunindo representantes do poder público, instituições privadas e da sociedade civil com o objetivo de debater os avanços, desafios e propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento foi dividido em dois momentos. Na terça-feira (8), a programação ocorreu de forma online. Já nesta quarta-feira (9), o encontro foi presencial, nas dependências da Escola Santo Antônio, onde foram realizadas as discussões temáticas e a deliberação de propostas.
A abertura oficial contou com a presença da prefeita Paula Rubin Facco Librelotto; do vereador Hioran Cordeiro; da coordenadora do Centro de Referência Maria Mulher, Ivânia Librelotto; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), João Inácio Conrad; da presidente de honra do COMAS, Honorabile Reck; da extensionista rural da Emater Ascar, Rosita Heringer; e das representante dos trabalhadores e dos usuários da assistência social do município.
A prefeita Dra. Paula destacou o compromisso da administração municipal em promover políticas públicas que reduzam as desigualdades e fortaleçam a rede de assistência social. Ela ressaltou que esse trabalho exige a união do poder público, das instituições privadas e da sociedade civil organizada para que as políticas cheguem a quem mais precisa. “Acreditamos que a transformação social passa, necessariamente, por uma assistência forte, articulada e comprometida com quem mais precisa. Nosso governo trabalha todos os dias para ampliar esse alcance e garantir dignidade a todas as famílias cruz-altenses”, afirmou a prefeita.
Durante o encontro foi realizada a palestra com Gisa Nunez, representante do Conselho Estadual de Assistência Social, que conduziu uma reflexão provocadora sobre os desafios do combate às desigualdades sociais e as diferentes necessidades enfrentadas pelos municípios. Em sua fala, instigou os participantes com a pergunta: “O quanto o SUAS evoluiu em 20 anos?”
Ao longo da conferência, foram discutidos cinco eixos temáticos:
- Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
- Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
- Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Proteção social, segurança de renda e inclusão social;
- Gestão democrática e comunicação transparente no SUAS, fortalecendo a participação social;
- Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
O evento reafirmou a importância do diálogo e da escuta coletiva na construção de uma política de assistência social cada vez mais inclusiva, participativa e comprometida com os princípios de justiça social e cidadania.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações