Publicada em 02/07/2025
Com as temperaturas despencando nos últimos dias — e registrando -2°C nesta terça-feira (01/07) — a Casa de Passagem de Cruz Alta Frederico Ossana tem sido um espaço de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de moradores de rua, o espaço também acolhe familiares de pacientes internados no hospital, especialmente na UTI, que muitas vezes chegam à cidade desprevenidos.
A Casa de Passagem funciona 24 horas por dia e tem capacidade para abrigar cerca de 30 pessoas diariamente, sendo um quarto feminino com 4 camas, um quarto masculino com 21 camas e um quarto privativo com 2 camas. O serviço pode ser acessado por meio do CREAS, do Serviço em Abordagem Social, Centro de Referência Maria Mulher ou por demanda espontânea, bem como demais encaminhamentos da rede socioassistencial. A casa oferece além do pernoite, banho, roupas e refeições.
A Casa de Passagem é um serviço público, mantido pela Prefeitura Municipal, através da SMDS, e faz parte da proteção Social Especial de Alta Complexidade e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A Casa de Passagem fica localizada na Rua Padre Teodoro, nº 202, no Bairro de Fátima, e o Plantão Social pode ser contatado pelo telefone (55) 99980-4426.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações