Publicada em 09/06/2025
A Prefeitura de Cruz Alta está fazendo um alerta à população sobre tentativas de golpe que estão sendo aplicadas por e-mail, com o uso indevido do nome da administração municipal. Estelionatários têm se passado por setores inexistentes da prefeitura, como “Setor de Intimações” e “Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo”, para enviar comunicações falsas com o objetivo de enganar moradores e empresários da cidade.
Os e-mails fraudulentos apresentam remetentes com nomes e domínios estranhos, além de mensagens com tom de urgência e ameaças de sanções legais, como multas e suspensão de atividades. Tudo isso faz parte da estratégia dos golpistas para pressionar as vítimas.
Como se proteger:
Desconfie de remetentes com nomes estranhos ou domínios desconhecidos.
Cruz Alta não possui Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, nem Setor de Intimações.
Evite clicar em links ou abrir anexos de mensagens suspeitas.
Confirme a veracidade das informações nos canais oficiais da Prefeitura.
A prefeitura reforça que não realiza cobranças ou intimações por e-mail sem identificação oficial, e que todas as informações e contatos corretos das secretarias podem ser verificados pelo portal cruzalta.atende.net ou pelas redes sociais oficiais.
Em caso de dúvida, o cidadão deve procurar atendimento pelos canais institucionais e não fornecer dados pessoais ou bancários por mensagens não confirmadas.
A campanha informativa segue com o slogan “O golpe tá aí. Saiba como identificar”, e busca envolver toda a comunidade no combate à desinformação e à tentativa de fraudes.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações