Publicada em 01/06/2025
Nos dias 28 e 29 de maio, professores da pré-escola, 1º e 2º ano da rede municipal de ensino participaram de uma formação continuada com o tema “A alfabetização da Educação Infantil aos Anos Iniciais: desafios e práticas para a garantia do direito à leitura e à escrita”, conduzida pela Profª Dra. Luciana Piccoli, da UFRGS.
Os encontros, realizados no Plenário da Câmara de Vereadores e no Auditório da EASA, tiveram como foco refletir sobre os caminhos possíveis para assegurar uma alfabetização de qualidade desde os primeiros anos escolares, considerando os marcos legais e as especificidades do desenvolvimento infantil.
A formação integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Alfabetiza Tchê, que visam garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. A proposta valoriza a continuidade e a intencionalidade do trabalho pedagógico desde a Educação Infantil, reconhecendo esse período como fundamental na construção das bases da leitura e da escrita.
Entre os principais desafios da alfabetização estão as diferenças nos repertórios linguísticos das crianças, além da necessidade de formação docente permanente e de práticas pedagógicas baseadas em evidências. Superar esses obstáculos requer o uso de estratégias didáticas diversificadas, o fortalecimento do vínculo entre a escola e a comunidade e a valorização do papel do professor como mediador do conhecimento. A formação continuada se mostra, portanto, imprescindível para subsidiar os educadores na construção de trajetórias de aprendizagem mais equitativas e significativas.
Com informações da Prefeitura Municipal/Fotos-Laura Dornelles
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações