Publicada em 25/05/2025
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cruz Alta divulgou dados preocupantes sobre a Campanha de Vacinação contra a gripe (influenza). Até o momento, apenas 37,64% das pessoas que integram os grupos prioritários receberam a dose do imunizante, percentual muito abaixo da meta nacional de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.
Desde o início da campanha, em 7 de abril, foram aplicadas 12.332 doses no município. Entre os grupos prioritários, os idosos tiveram a maior adesão, com 42,53% de cobertura (5.333 doses aplicadas). Já entre as gestantes, o índice é de 37,16% (207 doses), e, entre as crianças, a cobertura é ainda menor: apenas 22,88% (946 doses aplicadas).
Diante dos baixos índices, a SMS reforça a importância da imunização e informa que a vacina está liberada para toda a população com mais de seis meses de idade. A recomendação é que os grupos prioritários — mais vulneráveis às complicações da doença — continuem procurando as unidades de saúde para receber a dose.
A vacinação é gratuita e essencial para a prevenção de casos graves e hospitalizações por gripe. A população pode se vacinar nas unidades de saúde do município durante o horário de atendimento.
Com informações da SMS/Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações