Publicada em 18/05/2025
Para celebrar os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, uma grande programação está sendo preparada. As atividades iniciam na próxima sexta-feira, 23 de maio, às 18h30, com um evento especial que marcará o lançamento oficial das comemorações. Na ocasião, será apresentada a agenda cultural que se estenderá até dezembro.
Entre os destaques da noite estão a assinatura do contrato para a revitalização e restauro da Casa Museu Erico Verissimo, viabilizada com recursos do Ministério da Cultura, além do lançamento da licitação para a modernização da esquina do Museu. A cerimônia contará com a presença da neta do escritor, Fernanda Verissimo, além de apresentações artísticas do Grupo Máschara, com personagens da obra O Tempo e o Vento, e da invernada adulta do CTG Querência da Serra.
Durante as obras, a Casa Museu permanecerá aberta ao público. Para manter as visitas, está sendo estruturado um espaço alternativo que funcionará como Museu Temporário, garantindo o acesso cultural a centenas de visitantes que passam mensalmente pelo local.
A 45ª Coxilha Nativista, que ocorre em julho, também prestará homenagens ao autor, com Erico Verissimo como tema central das canções apresentadas no festival.
Como parte das ações educativas, a Administração Municipal tem promovido uma série de atividades nas escolas, como palestras, debates, distribuição do gibi A Turminha do Erico e projetos de incentivo à leitura. O objetivo é despertar, desde cedo, o interesse das novas gerações pelas histórias e personagens criados pelo autor, como o "Aviãozinho Vermelho" e o "Castelo Encantado".
Toda a comunidade está convidada a participar das celebrações, especialmente do evento inaugural no dia 23 de maio. Será uma oportunidade de homenagear um dos maiores expoentes da literatura brasileira e de valorizar o legado de um cruzaltense imortal.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações