Publicada em 14/05/2025
A Câmara Municipal de Vereadores de Cruz Alta realizou, na última segunda-feira (12), o Ato Solene de posse da gestão 2025 da Procuradoria Especial da Mulher. Foram empossados como procurador especial, o vereador Airton Carlos Becker; tendo como procuradores adjuntos os vereadores, José Henrique Westphalen e José Luis de Moura Amaral.
Durante a solenidade, o vereador Airton Becker destacou a importância da procuradoria.
"Assumo esse compromisso com seriedade e responsabilidade. A Procuradoria da Mulher é uma ferramenta fundamental para a garantia dos direitos e da dignidade das mulheres. Vamos trabalhar para ampliar o diálogo com a sociedade e criar redes de apoio cada vez mais eficazes", destacou.
Representando no ato a prefeita de Cruz Alta Dra.Paula, a coordenadora do Centro de Referência Maria Mulher, Ivânia Librelotto ressaltou a importância do trabalho integrado das entidades, instituições e órgãos de segurança para o fortalecimento da rede de apoio e proteção às mulheres.
A Procuradoria Especial da Mulher é um órgão institucional criado pela Lei Municipal nº 2880/18, com a missão de receber e encaminhar denúncias de discriminação e violência contra a mulher. Além disso, tem como finalidade cooperar com órgãos estaduais, nacionais e internacionais na promoção e proteção dos direitos das mulheres.
Entre as atribuições da procuradoria estão o acolhimento e a orientação às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, bem como o desenvolvimento de projetos, pesquisas, seminários e campanhas educativas que tratem da violência física, psicológica, moral e institucional. A atuação da Procuradoria também busca estimular a criação de leis e políticas públicas que assegurem a equidade de gênero e o respeito aos direitos humanos.
Participaram da solenidade representes da Polícia Civil; Brigada Militar; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Rotary Club Ana Terra; OAB; Sindicato Rural de Cruz Alta, entre outras entidades.
Com informações da Câmara Municipal de Vereadores
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações