Publicada em 09/05/2025
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Cruz Alta, concluiu nesta semana o Inquérito Policial que apurou o funcionamento de uma organização criminosa voltada à lavagem de capitais e ao tráfico de drogas com atuação interestadual.
A apuração, que durou quase um ano, revelou o envolvimento de dezenas de pessoas na movimentação financeira ilícita e na remessa de entorpecentes para a região de Cruz Alta e outras localidades, foram identificados vínculos estreitos entre os investigados e uma estrutura complexa dedicada ao tráfico de drogas e à ocultação de valores.
Ao todo, 26 pessoas foram indiciadas por crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas. As investigações apontaram que o grupo criminoso movimentou vultuosos valores em aproximadamente dois anos, utilizando empresas de fachada e pessoas físicas para dissimular a origem dos valores. Também foram identificadas remessas de grande quantidade de droga, especialmente oriundas do litoral de Santa Catarina.
A conclusão do inquérito representa um importante passo no combate à lavagem de capitais oriundos do tráfico de drogas. O grupo atuava com elevado grau de sofisticação e ramificações em diversos Estados. Uma investigação técnica e especializada permitiu a responsabilização de dezenas de envolvidos.
Com informações da Polícia Civil
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações