Publicada em 09/05/2025
Na manhã desta quinta-feira (08), o auditório da ACI foi palco do lançamento do Programa Municipal de Educação Fiscal. O evento reuniu autoridades, servidores municipais e diretoras, com o objetivo de promover a integração entre as Secretarias de Educação e de Finanças e Orçamento, alinhando estratégias diante da nova metodologia de distribuição da cota-parte do ICMS – o Índice de Participação dos Municípios, que agora considera critérios educacionais.
A abertura do evento contou com uma performance do Grupo Máschara, que trouxe de forma artística e sensível uma reflexão sobre a importância da educação fiscal e da responsabilidade cidadã no uso dos recursos públicos.
Fizeram parte do ato oficial o Vice-Prefeito Moacir Marchesan, o Vereador Airton Becker, representando o Poder Legislativo, a Secretária de Finanças e Orçamento Luísa Carpovinski Pieniz e o Secretário de Educação Professor Paulo Moraes. Também estiveram presentes os vereadores Zé Roberto, Hioran Cordeiro e Odiel Cordova.
Durante os pronunciamentos, as autoridades destacaram importância de inserir, desde os primeiros anos escolares, o ensino da responsabilidade fiscal, como forma de formar cidadãos mais conscientes, éticos e comprometidos com o uso correto dos recursos públicos, que são pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e sustentável.
Na sequência, os palestrantes Wilmar Lima e Marcelito Antônio Machado, da empresa Essencial Assessoria, aprofundaram os principais pontos da nova fórmula de cálculo do IPM, compartilhando orientações práticas e técnicas para facilitar a aplicação do programa no contexto municipal.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações