Publicada em 06/05/2025
Ainda ecoam os aplausos da arquibancada, o batuque da bateria e os versos do samba-enredo campeão do Carnaval de Rua de Cruz Alta de 2025. A Câmara Municipal de Vereadores, entregou na noite desta segunda-feira (5/5), a Moção de Congratulação à Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte, em homenagem ao título de bicampeã do Carnaval 2025. A Moção de Congratulação, proposta pelo vereador José Roberto Pieniz, celebra não apenas a vitória, mas a história de luta, de arte e integração social da escola com a comunidade. O evento reuniu a diretoria, integrantes da escola, moradores da zona norte e admiradores do samba local.
Durante a solenidade, o vereador Zé Roberto destacou o papel da Imperatriz como agente transformadora e de preservação da cultura. “O carnaval é a maior festa popular brasileira, onde a arte, a dança, a música, a história e a cultura transformam a realidade de uma comunidade. A Imperatriz da Zona Norte é muito mais do que uma escola de samba. Ela é um centro de cultura, onde crianças e jovens encontram oportunidade, onde as famílias se reúnem, onde o talento é descoberto e a autoestima da nossa comunidade é fortalecida. O bicampeonato é a consagração de um trabalho coletivo, feito com garra, paixão, criatividade e muito amor”, concluiu o vereador.
O presidente da Escola Imperatriz da Zona Norte, Everlei Martins agradeceu a homenagem e falou sobre o significado da conquista. “O carnaval é um instrumento que fomenta a cultura, a educação, gera turismo, emprego e renda, mas principalmente cria a sociabilidade nas comunidades em que as escolas estão inseridas. É importante ressaltar que a Imperatriz possui dois projetos sociais, um deles voltado ao ensino da dança e do samba realizado na sede da escola e outro na área da percussão que é realizada na Escola Maria Bandarra Westphalen. Esse bicampeonato não é só nosso, é da comunidade inteira. É fruto de meses de ensaio, de muito suor, do apoio da nossa comunidade e da vontade de levar alegria para a avenida. Ao encerrar o carnaval de 2025, já iniciamos a preparação para o carnaval de 2026. Em nome da Escola Imperatriz da Zona Norte, quero agradecer aos vereadores pela homenagem e referência à nossa escola. Ser homenageado aqui hoje é mais uma vitória, porque mostra que o samba tem voz, tem força e tem história em Cruz Alta”, destacou o presidente.
O evento reuniu a diretoria, integrantes da escola, moradores da zona norte e admiradores do samba local. Fundada em 18 de janeiro de 1993, a Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte escreveu seu nome na história do Carnaval de Cruz Alta, conquistando o título de campeã nos anos de 2006, 2007, 2008, 2011, 2012, 2014, 2024 e 2025.
Com informações da Câmara Municipal de Vereadores
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações