Publicada em 04/02/2025
O Rio Grande do Sul enfrentou uma segunda-feira escaldante em que a temperatura no estado chegou a 42,5ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, no Oeste do estado. Em Cruz Alta a máxima registrada ontem ficou em 34,3ªC , por volta das 19h.
A MetSul Meteorologia adverte que o calor não apenas vai prosseguir como tende a se intensificar no estado nesta terça e amanhã.
A máxima da segunda-feira de 42,5ºC em Quaraí é a temperatura mais alta registrada até agora no Brasil neste ano na rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, superando os maiores registros anteriores de 42,4ºC, também em Quaraí em 23 de janeiro, e de 42,1ºC em Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul), no dia 17 de janeiro.
A MetSul adverte que o calor aumenta ainda mais nesta terça e na quarta com máximas ao redor e acima dos 40ºC no Noroeste, Oeste, Centro do estado, Vales e na Campanha, onde o calor será opressivo. Do Centro para o Oeste do estado, algumas cidades deverão ter máximas tão extremas e históricas como 42ºC a 43ºC, e isoladamente até mais em alguns pontos, o que é muito pouco comum de se observar no clima do Rio Grande do Sul.
Calor tão extremo é perigoso e causa morte de pessoas vulneráveis, como idosos e com comorbidades. Por isso, hidrate-se em abundância, evite esforço físico nas horas mais quentes dia devido ao risco de choque de calor, busque se possível locais com ar-condicionado como shoppings, e atente a familiares, amigos ou vizinhos idosos e enfermos.
Mais Informações acesse o site : metsul
Com informações da Metsul
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações