Publicada em 29/11/2024
No sábado, 23 de novembro de 2024, no Salão da Câmara Municipal de Vereadores de Cruz Alta, foi fundada a Associação pela Representatividade e Cidadania da Comunidade LGBTQIAPN+ de Cruz Alta. A iniciativa homenageia Sarita Vit, mulher trans natural de Cruz Alta e defensora incansável da causa LGBTQIAPN+, que ao longo de décadas tem lutado pela conquista de espaços e direitos para a comunidade.
A Associação Sarita Vit tem como propósito promover igualdade e justiça social, além de criar um espaço seguro e oferecer suporte à comunidade LGBTQIAPN+ da região. Entre suas metas estão ações educativas, culturais e políticas, fortalecendo a luta contra a discriminação e ampliando os direitos. A criação da associação é um marco no avanço por uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam viver com dignidade e respeito.
“Essa conquista foi possível graças ao apoio da Secretaria de Cidadania, representada pelo secretário Joca Bonaldi, e da Coordenadoria de Políticas Setoriais e Direitos Humanos, liderada pela coordenadora Lisiane Lopes” , comentou o Presidente da Associação, Marcos Marques.
O movimento também contou com a colaboração das advogadas Aline Audino e Vitória Abdalla, além da psicóloga Mariana Prola, que ofereceram suporte jurídico e psicológico.
Composição da Diretoria e Conselho Fiscal:
· Presidente: Marcos Marques
· Vice-presidente: Betieli Ebling
· Secretária: Eduarda Freitas
· Tesoureira: Larissa Fogaça
· Diretor Administrativo: Jonathan Santos
· Conselho Fiscal (Titular): Michael Freitas, Thaune Marques
· Conselho Fiscal (Suplente): Juliane Severo, Fernando Aita
A fundação da associação reforça a importância da união e do compromisso coletivo na construção de um futuro mais inclusivo e igualitário.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações