Publicada em 22/11/2024
Dentro da programação da 27ª Feira do Livro e 7ª Semana Literária Erico Verissimo, na tarde desta quarta-feira, 20, foi realizada, no palco principal da feira, uma homenagem póstuma à escritora, poetisa e professora Leonir de Lurdes Batista, em reconhecimento à sua importante contribuição cultural e literária para a Terra de Erico Verissimo.
Leonir teve um grande papel na promoção da literatura e da cultura de Cruz Alta. Entre suas obras, destaca-se o livro "O menino que viajava pelos livros", que aborda a infância de Erico Verissimo. A homenagem aconteceu após a abertura oficial da feira, com a presença dos familiares da escritora.
Conheça a trajetória de Leonir de Lurdes Batista
A escritora, educadora e atriz Leonir de Lurdes Batista nasceu em Salto do Jacuí-RS, em 18 de outubro de 1958, filha de Bra Baptista da Rosa e Lircei Maria Bellé da Rosa. Iniciou seus estudos na cidade natal e, em 1974, mudou-se para Cruz Alta, onde concluiu o Ensino Fundamental na Escola Gabriel Miranda.
Posteriormente, cursou Técnico em Contabilidade no Annes Dias/Antônio Sepp e graduou-se em Letras (Português/Inglês). Ao longo de sua trajetória, destacou-se como contista, cronista e poeta, participando de diversas coletâneas literárias.
• Foi premiada com o conto "O Segredo de Ana Terra" em homenagem ao centenário de Erico Verissimo.
• Classificada no Projeto Mediadores de Leitura da RBS, escreveu sobre "A importância da leitura na vida do menino Erico".
• Teve seu conto "Meus avós, meus heróis" selecionado entre as 30 melhores histórias sobre imigração italiana, com publicação em uma coletânea bilíngue português/italiano, lançada na embaixada do Brasil na Itália.
Leonir também publicou os livros infantis "No Tempo Encantado das Estações" e "O menino que viajava pelos livros". Foi acadêmica fundadora da ALPAS XXI, membro da Associação de Trovadores e Declamadores de Cruz Alta, além de ex-presidente da Escola de Samba Unidos do Beco.
No teatro, atuou no Grupo Teatral Máschara, deixando sua marca também na dramaturgia. Leonir faleceu em 19 de junho de 2024, deixando um legado cultural e literário inestimável para a cidade de Cruz Alta.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações