Publicada em 06/11/2024
Na última segunda-feira (04/11), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou operação de fiscalização e combate a desmatamentos a áreas degradadas nos municípios de Ibirubá e Santa Bárbara do Sul.
Através de denúncias anônimas, a equipe do 3º BABM flagrou áreas com pontos de desmatamento nos municípios.
Em Ibirubá, os policiais militares constataram a supressão de vegetação nativa, em estágio médio de regeneração natural, pertencente ao Bioma Mata Atlântica. A destruição atingiu árvores popularmente conhecidas como Angico, Unha-de-gato, Fumo-bravo e Araucária . Ainda, na propriedade os policiais militares flagraram duas toras de araucárias, uma com 16,5 metros e a outra com 17,8 metros de comprimento. Para as intervenções, não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente.
No município de Santa Bárbara do Sul, as equipes flagraram dois pontos de desmatamentos. Em uma das áreas, houve intervenção em área de preservação permanente - APP. Não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente para os manejos florestais nas propriedades fiscalizadas.
Os responsáveis pelas áreas foram identificados, sendo confeccionados os, respectivos, Boletins de Ocorrências Policiais, pelos crimes contra a flora.
Comando Ambiental:
“O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar,
A força da comunidade.
Em caso de emergência,
Ligue 190
Com informações do 3º BABM Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações