Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

CORSAN> Cruz Alta ganhou reforço de duas retroescavadeiras e dois caminhões

Publicada em 09/07/2024

  • CORSAN> Cruz Alta ganhou reforço de duas retroescavadeiras e dois caminhões

O Programa de Combate às Perdas de Água, que a Corsan vem executando nos 317 municípios atendidos pela Companhia no Rio Grande do Sul ganhou, em Cruz Alta, o reforço de duas retroescavadeiras e dois caminhões. Eles foram adquiridos para serem usados exclusivamente na instalação de equipamentos para melhorar a distribuição de água no município e para consertos em vazamentos de redes – o que também evita desabastecimentos. Foram investidos R$ 7 milhões.

O programa desenvolvido pela Corsan – controlada pelo Grupo Aegea desde julho de 2023 – tem o objetivo de conter o desperdício de água no caminho entre os sistemas de abastecimento e a chegada às torneiras dos consumidores. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Governo Federal, o Rio Grande do Sul chega a perder 41,6% de água tratada nesse trajeto a cada 24 horas. Isso equivale a 445 piscinas olímpicas.  

As ações da Corsan para reverter essa situação começam pela manutenção permanente de equipamentos, monitoramento à distância e em tempo real da captação de água em rios, arroios ou barragens e do funcionamento das estações de tratamento, de reservatórios e das redes de abastecimento. Esse acompanhamento constante é feito pelo Centro de Operações Integradas (COI), com sede em Porto Alegre, e pelo sistema chamado telemetria, já instalado em grande parte dos municípios onde a Corsan atua.

Além disso, vêm sendo instaladas válvulas redutoras de pressão nos encanamentos, para prevenir rompimentos causados pela força elevada da água. Também estão sendo feitas substituições das antigas tubulações de fibrocimento por canalizações em PVC, que é um material de maior durabilidade e mais resistente a rupturas.

Outra medida importante é a inspeção regular de vazamentos ocultos nas redes, que são aqueles que não extravasam para a superfície e por isso não ficam aparentes. As pesquisas vêm sendo feitas regularmente durante a noite e com o uso de geofone, equipamento que capta a vibração produzida pela passagem de líquidos e identifica a origem de vazamentos. Logo que eles são localizados, é providenciado o reparo. O serviço é realizado no período da noite porque a ausência de barulho facilita a percepção das vibrações emitidas pelo aparelho.

Trata-se de um investimento decisivo para atender as metas do novo marco regulatório, no quesito da eficiência. "São iniciativas que visam garantir o acesso contínuo e seguro de água potável para a população, reafirmando nosso compromisso com a comunidade e o desenvolvimento sustentável dos municípios.”, explica o gestor de relações institucionais da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein.

 

Com informações da Corsan

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.