Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Comitiva gaúcha visita empresas alemãs para promover investimentos no RS

Publicada em 20/04/2024

  • Comitiva gaúcha visita empresas alemãs para promover investimentos no RS

Na quinta-feira (18), o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Brito (PP), o governador Eduardo Leite, deputados e secretários estaduais, que integram a missão internacional do Executivo e do Legislativo gaúchos, visitaram a matriz da empresa Stihl, em Waiblingen, na Alemanha. O presidente do Conselho Executivo da companhia, Michael Traub, apresentou as estruturas da sede da marca alemã à comitiva do Rio Grande do Sul.

A Stihl, uma das maiores fabricantes do mundo do setor de motosserras e instrumentos agrícolas - mais de 125 itens fazem parte da linha de montagem -, produz parte de sua cartilha de artigos a partir da fábrica constituída em São Leopoldo, município da Grande Porto Alegre. A planta gaúcha, única da corporação em todo o Brasil, foi ampliada durante o governo de José Ivo Sartoti. A agenda desta quinta serviu para alinhavar conversas acerca da possibilidade de novos investimentos. A empresa alemã desenvolve projetos tecnológicos em parceria com universidades do Vale dos Sinos.

As audiências da representação sul rio-grandense em território europeu seguem nesta sexta-feira (19), com visitas aos grupos empresariais Fraport e Nordex, na cidade alemã de Hannover.

 

A Stihl no Brasil

Em 2023, a empresa completou 50 anos de operações fabris no país. São Leopoldo foi a cidade escolhida, em 1973, devido à numerosa presença germânica na região - o movimento migratório alemão ao Brasil, que completa 200 anos em 2024, teve origem no município.

O maior faturamento das cinco décadas de Brasil foi registrado no ano de 2022: montante de R$ 3,2 bilhões. A corporação emprega 3.700 trabalhadores em solo brasileiro.

 

Fraport e Nordex

Já em Hamburgo, nesta sexta-feira (19), a missão participou de audiência com a direção da Fraport, grupo empresarial que administra o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, via concessão.

O período de operação vai até 2042. A Fraport prevê aumentar de 8 milhões para 22 milhões o número anual de passageiros até o fim do contrato. A ampliação da pista para pousos e decolagens já foi executada em 2022: 3,2 km de extensão.

Em seguida, durante reunião com executivos da Nordex, o governador Leite e o presidente da ALRS, Adolfo Brito, participaram de tratativas para que possam ser criadas condições que promovam a fabricação, no Rio Grande do Sul, de itens manufaturados pela empresa desenvolvedora de turbinas que operam em parques eólicos.

No Brasil, o grupo emprega 1.200 trabalhadores e possui 1.000 aerogeradores instalados em um total de 19 parques.

Missão parlamentar na Europa

A comitiva da Assembleia é formada pelos parlamentares Adolfo Brito (PP), presidente da Casa, Frederico Antunes (PP), Guilherme Pasin (PP), Silvana Covatti (PP), Professor Claudio Branchieri (PODEMOS), Aloisio Classmann (UNIÃO), Delegada Nadine (PSDB) e Carlos Búrigo (MDB).

 

Com informações da assessoria da Presidência da Assembleia Legislativa

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Comitiva gaúcha visita empresas alemãs para promover investimentos no RS
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface