Publicada em 21/03/2024
Massa de ar quente ganhou força nas primeiras horas do outono no Sul do país. Seja como for o outono de 2024 começou: 00h06 da quarta(20), mas na prática ainda predominou o calor forte de verão.
No turno da manhã a temperatura já tinha passado de 30°C em diversos municípios do Sul do país.Em outras palavras o forte aquecimento foi gerado por uma intensa corrente de vento amazônico de norte/noroeste nos baixos níveis da atmosfera que reforçou o ar quente combinado ao predomínio de tempo mais seco e ensolarado em grande parte da região.
A primeira vista a maior máxima do Sul do país foi registrada no Vale do Sinos, em Campo Bom com 38,5°C às 15 e 16h segundo estação do INMET.
CRUZ ALTA
O dia foi marcado por um dia ensolarado, com forte abafamento e uma sensação térmica acima do que marcava o termômetro.
A temperatura máxima, segundo o Inmet, foi de 33,3ºC entre 15h e 16h. A sensação térmica estava no momento em 36ºC.
MUDANÇA NO TEMPO
A madrugada será de intensos temporais com risco de chuva forte e vendavais em partes do Sul, Centro e Oeste. A frente fria avançará com forte intensidade formando uma linha de instabilidade que poderá deflagar temporais com rajadas de vento forte, muitos raios e chuva forte a torrencial entre o final da manhã e manhã da quinta-feira (21).
O clima de outono estará mais presente, já na sexta-feira, com temperaturas mais baixas na noite/madrugada/manhã( entre 13º e 15ºC) e na faixa de 20ºC,21ºC nas tardes, com sol e nuvens.
ACOMPANHE MAIS: No link abaixo, os dados completos:
https://metsul.com/a-primeira-tarde-de-outono-foi-torrida-no-sul-do-pais/
Com informações da Metsul Meteorologia e INMET
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações