Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Dia Nacional da Umbanda será comemorado com Encontro no Ginásio

Publicada em 15/11/2023

  • Dia Nacional da Umbanda será comemorado com Encontro no Ginásio

Em 15 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Umbanda e, para marcar a data, a Prefeitura em parceria com o Movimento União Afro-brasileiro de Cruz Alta-MUABCA, realizarão nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Esportes o “Encontro de Umbandistas”. O ingresso será 1 litro de leite ou um pacote de bolachas, que serão destinados à Liga Feminina de Combate ao Câncer. A expectativa é de reunir mais de 100 participantes.

Evandro Paes, Presidente do Conselho Municipal dos Povos de terreiro, fala sobre a importância da data com relação a luta pelo fim da intolerância religiosa e enfrentamento de desafios. “Vamos promover um ritual festivo em comemoração ao Dia Nacional da umbanda, em linha de caboclo e preto velho. Ainda, na oportunidade, faremos a distribuição de uma mensagem para comunidade falando sobre a importância do Dia 15. Desejamos passar uma mensagem de amor e paz”, disse.

Segundo Evandro, esta é uma forma de levar o culto para fora dos terreiros, mostrando a realidade das tradições. “Se hoje, existe a intolerância religiosa, é pela falta de conhecimento do nosso culto. É uma oportunidade para o nosso povo de axé ir para um espaço público para que as pessoas tenham conhecimentos da religião. A nossa lei da umbanda é o amor e a caridade”, ressaltou.

15 DE NOVEMBRO – Foi escolhido como o Dia Nacional da Umbanda no Brasil em 2012, por meio da Lei nº 12.644. Essa data foi selecionada para celebrar a fundação da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, que é considerada um dos marcos iniciais da Umbanda no Brasil. A Umbanda é uma religião afro-brasileira que incorpora elementos do espiritismo, candomblé, catolicismo, entre outros, e tem uma profunda ligação com a cultura e a espiritualidade do país.

O Dia Nacional da Umbanda serve para reconhecer e celebrar a importância dessa religião na formação da identidade cultural e religiosa brasileira. A data não apenas homenageia a história da Umbanda, mas também promove a reflexão sobre a diversidade religiosa e a importância de respeitar e preservar as diferentes tradições espirituais presentes no Brasil.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface