Publicada em 01/11/2023
Cruz Alta sediou nesta terça-feira (31), na Casa de Cultura Justino Martins, a 1ª Conferência Municipal dos Povos de Terreiro. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania e Conselho Municipal dos Povos de Terreiro, teve como objetivo realizar um debate sobre os avanços e desafios na construção de políticas públicas, assim como definir os delegados que irão representar Cruz Alta na Conferência Estadual.
Em sua fala, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, destacou que Cruz Alta começa a reconhecer e dar cada vez mais visibilidade, honra, admiração e respeito pela contribuição na construção histórica, religiosa e cultural do município. “Levamos 202 anos para estarmos aqui, começando um trabalho de organização. Desejamos, neste primeiro momento, lutar pela defesa de direitos e construção de políticas públicas, em uma sociedade com menos preconceito, respeitando todas as religiões”, comentou Paula.
Para o Secretário de Cidadania, João Marangon, é um momento importante porque reúne autoridades e o povo de terreiro para discutir políticas públicas para esse segmento. Cruz Alta já é referência e, hoje, está dando mais um avanço em relação às políticas públicas da cidade para o povo de terreiro”, comentou.
Conforme Sílvia Leme, validadora do estado, há muito o que se falar sobre políticas públicas para os povos de terreiro. “O nosso maior desafio com essa conferência é mostrar que o povo de terreiro tem poder e voz, necessitando de políticas públicas para melhorias do nosso culto e tradição de matriz africana”, disse.
Leonardo Correa, Coordenador de Políticas Setoriais e Direitos Humanos, salientou que a luta pelos povos de terreiro, sempre foi uma das prioridades da Coordenadoria. “Há muito tempo estamos lutando por isso, e, hoje, chegou o grande dia. Buscaremos intensamente por políticas públicas para os nossos povos”, frisou.
Para Evandro Paes, representante religioso, a Conferência busca promover a igualdade de direitos e o respeito a diversidade religiosa, sendo um espaço de articulação e mobilização para conquistarmos avanços significativos em termos de políticas públicas e proteção de direitos. “Juntos podemos construir uma sociedade mais justa, onde todas as religiões sejam respeitadas e valorizadas”, disse.)
O evento definiu os seguintes delegados para representar Cruz Alta na Conferência Estadual do Povo de Terreiro:
Titular – Abelmar de Ogum/Suplente – Débora de Oxum
Titular – Adriel de Xangô/Suplente – Vera Iansã
Titular – Rogério de Ogum/Suplente – Ivana de Oya
Titular – Mara de Oxum/Suplente – Roger de Ogum
Titular – Douglas de Ogum/Suplente – Graciele de Iansã
Titular – Cristiano de Ogum/Suplente – Ariane de Iemanjá
Titular – Ângela de Iansã/Suplente – Antônio de Oxalá
Titular – Celoir de Iemanjá/Suplente – Vanessa de Iemanjá
Titular – Evando de Xapanã/Suplente – Rubson de Oxum
Titular – Vladimir de Oxum/Suplente – Luncinda de Xangô
Titular – Claus do Caboclo Ogum/Suplente – Daniel da Cabocla Iemanjá
Titular – Rodolfo de Xangô/Suplente – Daniele de Oxum
Titular – Jorge de Oxum/Suplente – João Augusto de Xangô
Titular – Helena de Oxum/Suplente – Márcia de Ogum
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações