Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

2ª Fórum Gaúcho da Irrigação foi realizado na Fenatrigo

Publicada em 09/10/2023

  • 2ª Fórum Gaúcho da Irrigação foi realizado na Fenatrigo

Cruz Alta, agora Capital da Irrigação do estado do RS, sediou, durante a XVII Fenatrigo Agrotecnologia, a segunda edição do Fórum da Irrigação. O evento aconteceu na sexta-feira (6) e reuniu produtores rurais, acadêmicos e profissionais ligados a agricultura. 

O Projeto de lei 130/2023, que declara o município como Capital da Irrigação do RS, é de autoria do Deputado Estadual Rafael Braga (MDB). O projeto foi aprovado por unanimidade pelos deputados na última terça-feira (3). “Um grande momento pra agricultura como um todo, mas especificamente para a questão de irrigação e, nada melhor que o segundo Fórum esteja acontecendo em Cruz Alta porque agora, por unanimidade dos deputados da casa, foi aprovado que cruz alta passa a ser, por lei, a Capital Gaúcha da Irrigação. É importante esse título assim como é importante ter aqui a abertura oficial da colheita do trio, porque cada vez mais esses fóruns e encontros que discutem a irrigação no Brasil e no mundo sejam aqui na cidade porque temos essa expertise de ter o município com a maior área irrigada, com quase 15 mil hectares”, ressalta o deputado.

Iniciando o evento, o Palestrante Engenheiro Agrônomo Dr. Alencar Junior Zanon falou sobre a lacuna da produtividade a lacuna de nutrientes: um diagnóstico de lavouras irrigadas de soja e milho. “Abordamos inicialmente a oportunidade que temos que produzir mais soja e milho irrigado em Cruz Alta, estamos falando em mais ou menos 3.500 kg de soja que nós perdemos em uma média de 15 anos por deficiência hídrica. Então, no momento que investimos em irrigação de soja, nós estamos aumentando nossa produtividade e principalmente reduzindo nosso risco, ou seja, estamos dando garantias para o produtor fazer investimentos em algo que com certeza que ele terá retorno, além de investir mais em nutrição”, explica.

Engenheiro Agrônomo Domingos Velho Lopes - Diretor vice-presidente da Federação da Agricultura (FARSUL) e Coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Entidade trouxe o tema Desafios da Irrigação: avanços e entraves na legislação ambiental. “A pauta ambiental é extremamente importante e uma grande oportunidade para o setor produtivo, pois temos que levar a sociedade que ninguém é mais sustentável que o produtor rural. Só que, ela é um emaranhado de regras, resoluções, portarias, leis que precisam ser sem trabalhadas e bem avaliadas e principalmente tirar as dúvidas jurídicas e inconsistências que levam a uma insegurança. Nosso trabalho em nome da Federação da Agricultura é a boa divulgação dessas informações, falando sobre os novos regramentos, onde estão os gargalos, onde estão os incentivos e onde estão as oportunidades sobre o ponto de vista ambiental” ressalta.

O evento ainda contou com painel "Eficiência e sustentabilidade dos sistemas de produção irrigados" com Daniel Jobim, Tiago Rubert , Ricardo Braga , João Augusto Telles e Rodrigo Rosato.

Com informações da Fenatrigo

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações


Confira outras imagens

  • 2ª Fórum Gaúcho da Irrigação foi realizado na Fenatrigo
  • 2ª Fórum Gaúcho da Irrigação foi realizado na Fenatrigo
  • 2ª Fórum Gaúcho da Irrigação foi realizado na Fenatrigo
  • 2ª Fórum Gaúcho da Irrigação foi realizado na Fenatrigo
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface