Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

72ª Romaria de Fátima espera reunir milhares de fiéis neste domingo

Publicada em 06/10/2023

  • 72ª Romaria de Fátima espera reunir milhares de fiéis neste domingo

Com o tema “Maria: modelo de vocação” será realizada no domingo (8) a 72ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. Considerada um dos cinco maiores eventos religiosos do sul do país, neste ano, a romaria espera receber cerca de 150 mil fiéis vindos das 31 Paróquias da Diocese, de dioceses coirmãs, bem como de fora do estado.

Durante nove noites, os fiéis estiveram se preparando para a grande romaria, participando da novena, na Catedral em Cruz Alta. O povo, vindos das comunidades da Diocese, lotou a igreja todas as noites. Muitos, que não puderam se fazer presente, puderam acompanhar, de casa, através das redes sociais da Diocese e rádios, as missas.

Para Dom Nélio Domingos Zortea, Bispo Diocesano, a romaria e toda a sua preparação é um momento de alegria e graça. Segundo ele, participando das noites da novena, pode sentir um pouco do que a romaria representa para os romeiros, visto que o santuário é uma fonte de graça, de bênção e cura espiritual e corporal.

“Sou feliz e agradeço por estar presente, vivendo este momento com o coração Mariano”, destaca o bispo, que convida: “Com muita liberdade convido aos devotos a participarem como romeiros fazendo a experiência com Maria, da qual jorram bênçãos e graças abundantemente. Pois ela é cheia de graça. Todos somos chamados a fazer esta caminhada, que é uma experiência pessoal que cada um e, ao participar, manifestemos a  unidade do povo de Deus a caminho. É a Mãe de Deus que nos convida a nos aproximarmos de seu filho Jesus Cristo. Venha fazer esta experiência de proximidade com Nossa Senhora”, reforça.

→ Programação do domingo – 08/10 – Dia da Romaria

• 08h – Pe. Marcio Laufer: Missa de acolhida aos Romeiros Catedral

Santuário

• 10h – Dom Nélio Zortea – Tema: Maria: modelo de vocação

• 13h – Oração do terço

• 14h – Flash Mob – Setor Juventude

• 14h30min – Pe. Marcos Denardi – Tema: Maria cuida da vida (Bênção da saúde)

 

Salada de frutas e cucas

Na sexta-feira e no sábado, estará reunido o grupo da salada de frutas. Todos os anos, tradicionalmente, um grupo de voluntários se reúne para descascar e cortar as frutas pra fazer as já famosas saladas de frutas da festa de Fátima.

Também, em diversas Paróquias da Diocese de Cruz Alta, grupos de voluntários estão confeccionando as cucas que serão comercializadas durante a festa no santuário.

 

Peregrinações

Todos os anos, além dos fiéis romeiros que participam da caminhada no domingo, diversos grupos realizam peregrinações. Entre estes grupos estão os peregrinos dos “Caminhos de Fátima”. Em uma jornada de fé, devoção e espiritualidade, eles estão percorrendo o trajeto de 160 km, que começou em Alto Alegre com destino a Cruz Alta, onde participarão da romaria no próximo domingo.

Esta peregrinação teve início na última segunda-feira, passando por municípios vizinhos como Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra.

Durante esses sete dias de caminhada, esses devotos compartilham orações, reflexões e momentos especiais enquanto percorrem a região.

Com informações - Greice Pozzatto/Diocese de Cruz Alta

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface