Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Troféus da 43ª Coxilha Nativista homenageiam importantes personalidades

Publicada em 17/07/2023

  • Troféus da 43ª Coxilha Nativista homenageiam importantes personalidades

Os troféus que serão entregues aos vencedores da 43ª Coxilha Nativista homenageiam pessoas importantes do meio cultural de Cruz Alta e do Rio Grande do Sul. O responsável pela confecção dos troféus é o artista plástico Pedro Nascimento. 

Ele conta que as peças artísticas únicas são esculpidas a mão, a partir de estudos, fotos, e ilustrações. “Percebo que o festival, a cada nova edição, recebe algo a mais, seja pelo entusiasmo e dedicação dos profissionais, quanto toques de modernização e carinho”, diz Pedro.

Até o momento, ele produziu cerca de cinco mil troféus, destinados a várias partes do Brasil e também a outros Países. “Sou um colaborador entusiasta da Coxilha Nativista. Em média, o trabalho de produção, a cada festival, leva trinta dias”, diz Pedro.

Aos vencedores serão entregues os seguintes troféus:

1º Lugar: Troféu “ERICO VERISSIMO”

O troféu máximo do festival é uma homenagem ao escritor Erico Verissimo. Um dos autores mais traduzidos no mundo, é o maior romancista gaúcho e uma das maiores expressões da literatura mundial.

2º Lugar: Troféu “CAPITÃO RODRIGO”

Personagem fictício da obra de Erico Verissimo, compõe a primeira parte (O Continente) da trilogia “O Tempo e o Vento”.

3º Lugar: Troféu “ANA TERRA”

Igualmente é parte de “O Continente”, da primeira parte de “O Tempo e o Vento”.

Música Mais Popular: Troféu “O TROPEIRO”

Um dos símbolos históricos mais fortes de Cruz Alta, o tropeiro foi o responsável pelo desenvolvimento econômico, cultural e social da nascente vila, bem como do processo de povoamento.

Melhor Tema Alusivo à Cruz Alta: Troféu “HORÁCIO LOPES CORTES”

Advogado e Compositor, cruz-altense (1938-2018), autor de “Terra Saudade”, música vencedora da 2ª Coxilha Nativista e que se tornou um Hino Nativista de Cruz Alta.

Melhor Intérprete: Troféu "JORGE FREITAS"

Um dos mais importantes intérpretes do RS, cuja voz potente era uma marca da música missioneira. Nascido em Santo Ângelo, viveu grande parte de sua vida em Cruz Alta, onde faleceu em 2020. Conquistou inúmeros prêmios na carreira, inclusive de vencedor da 26ª Coxilha Nativista com a música “Como se morre um homem valente”.

Melhor Instrumentista: Troféu "ARTHUR BONILLA"

Violonista cruz-altense, consagrado mundialmente.  Dividiu o palco com grandes nomes da música instrumental do Brasil.

Melhor Letra: Troféu "RUBENS DARIO SOARES"

Poeta, membro da Estância da Poesia Crioula, foi Diretor do Museu Erico Verissimo e apresentador por muitos anos do programa rádio “Madrugada Campeira”. Teve inúmeros poemas musicados por nomes consagrados da música.

Melhor Arranjo: Troféu "JUCA MAIRELLES”

Comerciante e músico, o cruzaltense fez parte do grupo musical  do CTG Mello Manso, primeira entidade do gênero da cidade. Foi proprietário do Bazar elétrico.

Melhor Melodia: Troféu "PEDRO CARVALHO JUNIOR”

Influenciado pelo tio Horário Cortes, iniciou muito cedo em sua carreira musical. Aos 14 anos, participou da Coxilha Piá, consagrando-se vencedor com a música “ O zóio da véia”. Foi um dos fundadores do grupo “A cor do samba” e trabalhou com vários grupos de música.

Melhor Conjunto Vocal: Troféu "AIRTON MACHADO"

Iniciou a carreira na adolescência tocando gaita ao lado do irmão Ivonir, formando o duo “Irmãos Machadinho”. Posteriormente, fundou junto com o irmão Ivonir Machado, o conjunto “Os Garotos de Ouro”.

Melhor Indumentária: Troféu "EUNICE BUCCO BRUM”

Vereadora e tradicionalista, exerceu atividade enquanto professora em várias escolas da cidade. Teve grande destaque político no município.


A 43ª Coxilha Nativista inicia no dia 26 de julho, no Ginásio Municipal de Esportes, com ampla programação. As pessoas que participarem, estão convidadas a colaborarem com a doação de alimentos que serão encaminhados para a Secretaria de Desenvolvimento Social.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
UNINTER
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface