Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

15ª Conferência de Assistência Social será realizada na próxima semana

Publicada em 30/06/2023

  • 15ª Conferência de Assistência Social será realizada na próxima semana

O Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. A programação ocorrerá na próxima sexta-feira (7), das 8h às 17h, no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), localizado na Avenida Venâncio Aires, 305. O tema deste ano é "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos".

As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (5), através do link disponibilizado através do site da Prefeitura Municipal (clique aqui).

O principal objetivo da conferência consiste em avaliar a implementação da gestão compartilhada nas três esferas governamentais, analisar a proteção dos direitos socioassistenciais dos usuários, promovendo a proteção social não-contributiva.

Além disso, outros objetivos incluem: avaliar a contribuição da política de assistência social para a equidade e a redução das desigualdades, refletir sobre a adequação das ofertas às necessidades da população e fortalecer as instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Hioran Cordeiro, fala sobre a importância do evento. “Desejamos que esta conferência possa mobilizar os servidores e os usuários dos serviços a participarem, pois são fundamentais para o nosso trabalho”.

A presidente do COMAS, Ana Cristina Almeida, destaca a importância da conferência para a o desenvolvimento do SUAS. “A conferência também é um momento de estudo, aprofundamento de conhecimentos e debates acerca das realidades dos territórios locais a partir do SUAS que temos e do SUAS que queremos construir”, disse.

Confira o cronograma:

● 08h – Credenciamento

● 08h30 – Abertura Oficial

● 09h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

● 09h20 – Coffee Break e apresentação musical das crianças do CRAS Sol que fazem parte do projeto “Jovens Ativos, Novas Oportunidades”

● 10h – Painelista Maria Lopes Rodrigues. Tema central: ''Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!''

Eixo 1: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade entre os entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2: Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3: Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?

Eixo 4: Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.

Eixo 5: Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS

● 12h – Intervalo para almoço

● 13h30 – Grupos Temáticos

● 15h30 – Plenária Final – Aprovação das deliberações dos grupos

● 16h – Escolha dos delegados da XV Conferência Municipal de Assistência Social

● 16h15 – Apresentação Cultural

● 16h45 – Coffee Break

● 17h – Encerramento

 

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Av. Presidente Vargas, número 1295, ou através do telefone (55) 3322-8696. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

 

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
UNINTER
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface