Publicada em 29/06/2023
Depois de 11 anos, Cruz Alta realizou nesta quinta-feira (29), a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O evento reuniu na Casa de Cultura Justino Martins, produtores, agentes culturais, artistas, usuários de equipamentos de cultura da cidade, instituições, além de autoridades.
A Conferência que, neste ano, veio com o tema “Democracia e cultura para o fortalecimento da participação da sociedade civil na formulação das políticas públicas da cultura, considerando suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica”, foi organizada pelo Conselho Municipal de Cultura em parceria com a Prefeitura.
Na abertura, em seu discurso, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, falou sobre a importância de eventos como este, para promover o debate, dando, assim, visibilidade à cultura e garantindo o acesso democrático aos fazedores de cultura. “Fazer com que mais pessoas conheçam sobre cultura é fundamental e em nossa cidade temos uma diversidade imensa deste sistema”.
Ainda, a Prefeita Paula destacou o trabalho do Conselho Municipal de Cultura que, de acordo com ela, reúne fazedores de cultura que estão batalhando há muitos anos. “Desejamos cada vez mais organizar o nosso sistema de cultura que, hoje, tem uma Secretaria, e um plano municipal”, disse a Prefeita Dra. Paula.
Ruben Oliveira, representando a Secretaria Estadual de Cultura, disse estar muito feliz em participar da celebração desta Conferência. “O estado precisa estar presente neste momento, pois, cada vez mais, desejamos democratizar a cultura”, disse ele.
Shana Reis, Secretária de Cultura e Turismo, lembrou que Cruz Alta, agora, possui um sistema de Cultura completo. “O trabalho do Conselho Municipal foi fundamental na organização de todo o sistema, e isso ajudou para que tenhamos hoje essa Conferência”, comentou.
Em sua fala, Cléber Lorenzoni, Presidente do Conselho Municipal de Cultura, ressaltou que a cultura interliga todas as áreas da vida humana, através dos costumes, ancestralidade, história, etc. “A cultura nos liga uns aos outros. Estamos reunidos aqui hoje para discutir a cultura para a democracia e é muito interessante lembrar que uma grande parcela da população não percebe o quanto a cultura nos norteia. Atualmente, temos que pensar como criar recursos técnicos para cumprir os planos de cada uma das setoriais para que, juntos, de forma democrática, possamos construir as bases daquilo que queremos para os próximos dez anos em Cruz Alta”.
O evento gerou uma discussão em torno dos eixos: 1) As iniciativas para ampliar e qualificar a participação da sociedade civil , discutindo e estabelecendo métodos, etapas e instrumentos para identificar e localizar os agentes culturais locais, seja por mecanismos de alta identificação ou por pesquisa de mapeamento; 2) Sistemas municipais, baseados na Lei nº 3.564/23 que criou o sistema municipal de cultura com seus princípios, objetivos e instrumentos; 3) As conquistas e sistemas criados pela Lei municipal nº 3.564/23.
Ainda, a programação foi marcada por um painel voltado aos sistemas municipais de cultura, e uma abordagem sobre a Lei Paulo Gustavo, bem como por vários momentos culturais, com a presença de artistas e da Banda da AD/3.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações