Publicada em 06/06/2023
Com o objetivo de convidar toda a rede da assistência social, bem como a comunidade em geral, a participar da programação, que acontecerá no dia 7 de julho, no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), foi lançado a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano tem como tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos". O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (6), na Casa de Cultura Justino Martins.
A Conferência será realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS, em conjunto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS. O Secretário, Hioran Cordeiro, ressaltou a importância do lançamento para a mobilização da comunidade. “Que esta pré-conferência possa mobilizar os servidores e os usuários dos serviços a participar, pois são fundamentais para o nosso trabalho”.
A presidente do COMAS, Ana Cristina Almeida, destacou a importância da conferência. “Este momento de discussão é de extrema importância para que possamos reorganizar nossos trabalhos, a fim de desenvolver o SUAS (Serviço Único de Assistência Social) da forma como ele precisa ser.”
Durante o lançamento foram apresentados os representantes do conselho para o público presente, além disso, a comissão organizadora realizou a apresentação dos eixos:
EIXO 1 - FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória como instrumento para uma gestão comprometida e responsável dos entes federativos, a fim de garantir os direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.
EIXO 2 - CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
EIXO 3 - ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?
EIXO 4 - SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e integração das ofertas de serviços e direitos no SUAS.
EIXO 5 - BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações