Publicada em 10/05/2023
Considerado um dos maiores e mais tradicionais festivais da música nativista do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista de Cruz Alta chega a mais uma edição de forma ininterrupta. O lançamento estadual da 43ª Coxilha Nativista, 37ª Coxilha Piá, 6ª Coxilha Instrumental, 6ª Coxilha vai à escola, 4ª Coxilha vai às ruas e 2ª Coxilha dos Idosos, está marcado para 10 de maio, quarta-feira, às 19h30, em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, número 736).
A Coxilha Nativista transcende os limites de Cruz Alta e isso reforça ainda mais importância do lançamento estadual da 43ª edição, mostrando para todo o Rio Grande do Sul, a expectativa e o orgulho do município em realizar um dos festivais mais antigos e de destaque no cenário cultural do Sul do país.
Durante a sua trajetória, o festival teve canções que viraram clássicos da música gaúcha. Entre elas estão a polêmica Morocha, interpretada por Davi Menezes Júnior, Vento Norte, na voz de Eraci Rocha, ambas da 4ª edição e Batendo Água da 17ª de Gujo Teixeira e Luiz Marenco.
43ª Coxilha Nativista
O festival que integra o calendário de eventos do município, será realizado entre os dias 26 e 29 de julho, no Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Corrêa. Trinta canções serão avaliadas pelos jurados César Oliveira, Fabi Lamaison, Jaime Brum Carlos, Lincon Ramos, e Lu Schiavo.
Paralelamente a competição musical, ocorrerá a 4ª edição da Coxilha vai às ruas, percorrendo os bairros de Cruz Alta, levando cultura e entretenimento à população, bem como a 6ª edição do projeto Coxilha vai à escola.
Também será realizada a 6ª edição da Coxilha Instrumental, que irá contar com shows que dão espaço para nomes consagrados do gênero e, ainda, a 2ª Coxilha dos Idosos.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações