
Trabalhando de forma intensa desde o dia 10 de dezembro, a Defesa Civil forneceu 430 mil litros de água para várias comunidades do interior. No mês passado foram entregues 160 mil litros, e em janeiro, 270 mil litros. Atualmente, são cerca de trinta famílias atendidas. Dentre as localidades mais afetadas, estão: Lagoão, Ivaí, Parada Benito, Urupu, BR-158 – Banco da Terra, Faxinal, Capão Grande, Bacia Leiteira e Benjamin Nott.
Os trabalhos de fornecimento estão sendo feitos por uma camionete e um caminhão-pipa. Diariamente, segundo João Gabriel, Coordenador Adjunto da Defesa Civil, são levados mais de dez mil litros de água, destinados tanto para o consumo de pessoas, quanto de animais.
Em locais como a Bacia Leiteira, foram construídos reservatórios de água, uma vez que é baixo o volume de água do rio que passa pela comunidade e também devido aos registros de desidratação de animais.
“Com o agravamento da seca, a demanda tem aumentado. Estamos diante de uma situação bem crítica”, diz.
Hoje, no Rio Grande do Sul, quase duzentas cidades decretaram situação de emergência por conta da estiagem.
Cruz Alta decretou situação de emergência e o decreto foi homologado pelo governo do estado e reconhecido pelo governo federal.
Com informações da Defesa Civil-Cruz Alta/ Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 01/02/2023

.jpeg)

