
Atuando desde abril, a Cooperativa de Trabalho União das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Cruz Alta – UNICCA, coletou e comercializou até 30 de novembro, 332 toneladas, o que representa uma média de 47 toneladas ao mês. A meta, inicialmente estabelecida, foi de 30 toneladas de material reciclável coletados e comercializados ao mês.
“Ou seja, obtivemos um resultado positivo. No entanto, devemos lembrar que o potencial de descarte de resíduos recicláveis no município de Cruz Alta é de 300 toneladas ao mês. A meta, representa 10% e o resultado está em 15%. Portanto, ainda é preciso conscientização para a separação e destino dos materiais recicláveis para a cooperativa UNICCA. Deste montante arrecadado e comercializado, 50% vem dos grandes geradores, 29% dos bairros e 21% dos contêineres”, comenta Enedina Teixeira, Gestora da Cooperativa.
A coleta seletiva solidária é executada em 45 bairros do município, contando, ainda, com 75 grandes geradores e contêineres da área comercial e centro da cidade. Atualmente, a Cooperativa possui 51 cooperados que trabalham nos grupos: ACCA, ARCA, AREPRICA , ATRECA e equipe que executa a coleta seletiva solidária. A renda média das famílias em novembro/2022 foi de R$ 1.567,44, com um aumento de 70% comparado a renda desta atividade antes da cooperativa.
Desde setembro deste ano, a cooperativa UNICCA faz o recolhimento aos sábados, das 9h30 às 13h30 dos resíduos recicláveis dos contêineres. De segunda a sexta-feira, a coleta ocorre das 7h30 às 18h.
“Recebemos ligações da comunidade para recolher os materiais recicláveis em locais não abrangidos pela coleta, ou quando o volume é grande, bem como em casos de retirada imediata. São cerca de sessenta e duas ligações ao mês ”, diz.
OUTRAS AÇÕES
Enedina conta que outro trabalho desenvolvimento pela Cooperativa Unicca, são oficinas de educação ambiental em escolas e empresas, com abordagem sobre a sustentabilidade ambiental e social. De maio a novembro, foram promovidas 26 oficinas.
A cooperativa também participa de eventos no município como FENATRIGO, Romaria e Festa de Nossa Senhora de Fátima e Coxilha Nativista, onde atua recolhendo os materiais recicláveis
Capacitações e formação para seus cooperados, são outras atividades da UNICCA. Em agosto, a Cooperativa realizou o 1º Encontro Municipal de Capacitação e Formação dos Cooperados da UNICCA, com a participação de catadores da COOMCAT de Santa Cruz do Sul, MNCR – Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e ANCAT – Associação Nacional de Catadores.
“Agradecemos ao poder público pela confiança e apoio ao nosso trabalho”, finaliza Enedina.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 29/12/2022