
Em Cruz Alta, continuam as ações nas Estratégias de Saúde da Família, em alusão ao "Dezembro Vermelho", mês de luta e prevenção contra o HIV e a Aids.
Desde a semana passada, o Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids- SAE, propôs a maior oferta de testes rápidos, objetivando fazer um chamamento à população, bem como a distribuição de preservativos em todas as ESFs.
O teste é gratuito e pode ser feito mediante agendamento em todas as unidades, e nas terças de manhã e quintas-feiras à tarde junto ao SAE, com demanda espontânea.
Sobre a procura, a coordenadora do Sae, Ângela Garlet, comenta que foram mais de cem testes realizados somente no dia 1º de Dezembro.
"A procura aumentou consideravelmente nos último dias. Acredito que com a campanha, houve sensibilização sobre o tema, levando mais pessoas para fazerem a testagem. Neste mês de dezembro as equipes de Saúde da Família que atuam nas unidades básicas de saúde farão trabalhos de prevenção, detecção e diagnóstico de HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao chegar em uma das ESFs, as pessoas percebem que elas estão enfeitadas com laço e balões vermelhos, enfatizando a campanha".
O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 15/12/2022