Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

ONDA DE CALOR: Temperatura chega aos 36,8ºC em Cruz Alta e sexta sobe mais

Publicada em 08/12/2022

  • Em tarde de muito calor temperatura chega aos 36,8ºC e sexta sobe mais

O Rio Grande do Sul está enfrentando uma forte onda de calor, que deverá fazer os termômetros marcarem 40°C em parte do Estado. Segundo o aviso emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), as regiões mais afetadas devem ser a Central, Campanha e Fronteira Oeste. Além disso, a umidade do ar pode ficar menor que 20%.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

As temperaturas sobem por causa do sistema de alta pressão atmosférica, que segura o ar quente e o leva para a superfície, causando forte sensação de calor. Com a ausência de chuva, condição causada pelo fenômeno La Niña, as temperaturas podem ficar ainda mais altas.

EM CRUZ ALTA

O Calor já foi intenso na terça-feira (06), onde as temperaturas chegaram na marca de 34,4ºC.

Na quarta-feira (07), a marca foi de 35,5ºC.

Hoje, na quinta-feira (08), a temperatura chegou a marca de 36,8ºC por volta das 16h, segundo os dados da Estação Automática do Imnet( Instituto Nacional de Meteorologia).

NA SEXTA

O Calor segue intenso desde as primeiras horas da manhã, podendo chegar na tarde na marca dos 38ºC, com uma sensação térmica mais alta projetam os meteorologistas.

UMIDADE RELATIVA DO AR

A umidade do ar tende a ficar baixa, com nível de 20% ou menos. Isso preocupa porque o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são níveis de 60% para cima. É considerado estado de alerta quando está abaixo de 30%.

Em Cruz Alta na tarde desta quinta-feira a Umidade Relativa do ar chegou até 30% no momento de mais calor.

QUANDO AMENIZA

O calor começou a se intensificar na terça-feira e foi aumentando aos poucos todos os dias, sendo que sexta-feira está previsto para ser o dia mais quente da semana. No sábado e no domingo, as temperaturas devem amenizar.

RISCO DE QUEIMADAS

Existe o risco de queimadas, uma vez que as temperaturas estarão altas e o ar estará mais seco. Chama a  atenção para áreas onde a pastagem já está seca, condição que torna o risco maior.

 

 

 

Com informações do Inmet-Instituto Nacional de Meteorologia

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface