
O Rio Grande do Sul está enfrentando uma forte onda de calor, que deverá fazer os termômetros marcarem 40°C em parte do Estado. Segundo o aviso emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), as regiões mais afetadas devem ser a Central, Campanha e Fronteira Oeste. Além disso, a umidade do ar pode ficar menor que 20%.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
As temperaturas sobem por causa do sistema de alta pressão atmosférica, que segura o ar quente e o leva para a superfície, causando forte sensação de calor. Com a ausência de chuva, condição causada pelo fenômeno La Niña, as temperaturas podem ficar ainda mais altas.
EM CRUZ ALTA
O Calor já foi intenso na terça-feira (06), onde as temperaturas chegaram na marca de 34,4ºC.
Na quarta-feira (07), a marca foi de 35,5ºC.
Hoje, na quinta-feira (08), a temperatura chegou a marca de 36,8ºC por volta das 16h, segundo os dados da Estação Automática do Imnet( Instituto Nacional de Meteorologia).
NA SEXTA
O Calor segue intenso desde as primeiras horas da manhã, podendo chegar na tarde na marca dos 38ºC, com uma sensação térmica mais alta projetam os meteorologistas.
UMIDADE RELATIVA DO AR
A umidade do ar tende a ficar baixa, com nível de 20% ou menos. Isso preocupa porque o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são níveis de 60% para cima. É considerado estado de alerta quando está abaixo de 30%.
Em Cruz Alta na tarde desta quinta-feira a Umidade Relativa do ar chegou até 30% no momento de mais calor.
QUANDO AMENIZA
O calor começou a se intensificar na terça-feira e foi aumentando aos poucos todos os dias, sendo que sexta-feira está previsto para ser o dia mais quente da semana. No sábado e no domingo, as temperaturas devem amenizar.
RISCO DE QUEIMADAS
Existe o risco de queimadas, uma vez que as temperaturas estarão altas e o ar estará mais seco. Chama a atenção para áreas onde a pastagem já está seca, condição que torna o risco maior.
Com informações do Inmet-Instituto Nacional de Meteorologia
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 08/12/2022