Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
Corsan

Falta de recenseadores faz IBGE prorrogar novamente coleta do Censo 2022

  • Falta de recenseadores faz IBGE prorrogar novamente coleta do Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que prorrogará novamente a coleta em campo do Censo Demográfico 2022. Com novos atrasos em campo, o prazo será estendido de dezembro até, no mínimo, o fim de janeiro. O trabalho de levantamento de informações, que teve início em 1º de agosto, estava previsto inicialmente para se estender apenas até o fim de outubro.

— A gente vai ter parte do Censo em alguns estados e municípios sendo levada pro ano que vem — reconheceu Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE: — A ideia é que a gente termine isso no final de janeiro.

Apesar dos esforços para flexibilizar regras de contratação e melhorar a remuneração de recenseadores, o instituto permanece com dificuldades de preencher as vagas necessárias em determinados locais. Até o dia 5 de dezembro, foram recenseadas 168.018.345 pessoas em 59.192.875 domicílios no país, o equivalente a 78,73% da população brasileira. Até o momento, 48,4% eram homens e 51,6%, mulheres.

Como consequência, os dados sobre a população de estados e municípios que serão entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU) em 26 de dezembro ainda precisarão ser completados, em parte, com estimativas populacionais feitas com base nos dados do novo censo. As informações sobre contingentes populacionais são usadas no rateio do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

— A gente tinha expectativa de entregar preliminares do Censo. Para municípios que fecharem (a coleta), a gente vai conseguir fazer essa entrega. Para os que não fecharem, o IBGE vai fazer algum tipo de modelagem — contou Azeredo, acrescentado que a equipe técnica ainda não definiu que tratamento será usado para completar os dados ausentes de populações para o TCU.

Segundo Luciano Duarte, gerente técnico do Censo, o IBGE está priorizando divulgar a contagem da população de municípios com menos de 170 mil habitantes. Quanto aos municípios que não tiverem dados totalmente coletados, ainda não está decidido como haverá imputação para questionários não realizados.

— Ano que vem a gente divulga o resultado definitivo — contou Duarte.

O pesquisador disse que o órgão ainda não decidiu como será a divulgação do resultado de população de municípios maiores, mesmo que já tenham sido recenseados.

No RS, IBGE já entrevistou 80,6% da população estimada

O Instituto divulgou também os dados estaduais já coletados. No Rio Grande do Sul, já foram recenseadas 9.246.927 de pessoas desde o início do processo – o equivalente a 80,6% da população estimada.

Quanto ao número de entrevistas em domicílios, foram 3.588.960 contabilizadas até a segunda-feira (5), sendo 99% realizadas presencialmente. O balanço do IBGE atualizou ainda o índice de recusa em responder o Censo por parte dos moradores. No RS, foram 1,65% dos domicílios em que os moradores não aceitaram participar até o momento.

Apesar dos índices alcançados até o momento, a Coordenação Operacional do Censo 2022 no Rio Grande do Sul afirma que não será possível concluir as entrevistas até o fim de dezembro.

Com informações - GaúchaZH

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 07/12/2022

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.