Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
ASILO SANTO ANTONIO

Mais de 500 alunos são atendidos pelo Projeto de acuidade visual

  • Mais de 500 alunos são atendidos pelo Projeto de acuidade visual

Desde maio, quando iniciou o projeto Para Frente Cruz Alta “Criança que enxerga melhor, aprende mais”, foram realizadas 500 consultas nas escolas da rede municipal de ensino.   Segundo Fernando Danni Trentini, Coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, dentre as escolas atendidas, estão: Ildo Meneghetti, Antônio Prevedello, Arthur Moreira, Maria Gessi, 18 de Agosto, Castelo Branco, Intendente Vasconcellos, Toribio Verissimo, Amado Lacroix, Alberto Pasqualini, Gabriel Annes da Silva, Henrique Hostyn, Frederico Baiochi, Getúlio Vargas e Francisco Puppo.

O projeto é promovido pela Prefeitura por meio das Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores e voluntária Oftalmologista Dra. Janice Bucco Brum. O público-alvo são crianças da rede municipal de Ensino de Cruz alta, nas faixas etárias dos 6 aos 14 anos de idade. “Identificado o problema de visão, o objetivo é tratá-lo para que a criança possa ter um momento de aprendizagem melhor na escola”.

O referido teste se faz necessário nesta faixa etária, uma vez que as crianças que estão em idade escolar e frequentando as escolas da rede municipal, encontram-se em fase de alfabetização e de fixação dos conteúdos básicos das várias disciplinas no ambiente escolar.

Fernando explica que os testes são feitos em um espaço fornecido pela escola de forma individual, e posteriormente, a Médica emite a lista e os encaminhamentos para Estratégia de Saúde da Família, com classificação de prioridade, para que a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Regulação efetue a organização das autorizações de consulta com serviço especializado.

“Conforme prioridade classificatória, a SMS entrará em contato com os familiares para liberação da consulta. Caso o familiar opte por atendimento na rede privada, a escola deverá comunicar a ESF correspondente, para que a referência seja cancelada no sistema SUS. Ou seja, com este projeto, desejamos prestar o auxílio e o tratamento necessário”, diz ele.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 30/11/2022

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.