Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto de Apoio a idosos com Alzheimer está com inscrições abertas

Publicada em 11/08/2022

  • Projeto de Apoio a idosos com Alzheimer está com inscrições abertas

Desenvolvido desde o início do ano pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Convivência do Idoso, Secretaria de Saúde, e Universidade Aberta para Terceira Idade-UNATI, o Projeto de Apoio a idosos com Alzheimer e seus cuidadores, busca a melhoria no convívio social, fortalecer os vínculos familiares e, principalmente, contribuir para um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas à doença. Segundo a Coordenadora do CCI, Sinara Faccin, as atividades são desenvolvidas todas as quartas-feiras, às 14h.

“Trata-se de um projeto inovador na área de saúde do idoso. O atendimento para pacientes com Alzheimer trabalha o entendimento dos familiares sobre a doença, discute alternativas de cuidados e fortalece os laços protetivos”, diz Sinara.

Ela conta que o projeto é integrado por equipe especializada, formada por educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, professor de artes, nutricionista, psicólogos, assistente social, além de profissionais que atuam em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). São desenvolvidas oficinas interdisciplinares com foco psicossocial, possibilitando a promoção, prevenção e reabilitação física, cognitiva e socioafetiva aos idosos e com atenção à saúde de seus cuidadores. Os participantes, são direcionados pelas Estratégias de Saúde da Família, onde é efetuado o cadastro.

Para a Coordenadora, é importante que se incentive a qualidade de vida de todos os que participam do cuidado com o idoso portador de Alzheimer. “Esse é um momento onde todos precisam aceitar essa nova situação que envolve mudanças significativas na vida dos cuidadores e pacientes. Se a pessoa não estiver preparada para cuidar deste paciente, ela perde a sua qualidade de vida, e acaba adoecendo junto. Aqui no Centro de Convivência nós já trabalhamos com a parte de prevenção, e disponibilizamos diversas atividades para os idosos cruzaltenses”.

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface