Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto de Acuidade Visual atende mais de dois mil estudantes

Publicada em 28/07/2022

  • Projeto de Acuidade Visual atende mais de dois mil estudantes

Cerca de 2.746 estudantes das escolas municipais de Cruz Alta, na faixa etária dos 6 aos 14 anos de idade, já passaram por uma avaliação prévia de acuidade visual no projeto “Criança que enxerga melhor, aprende mais”.

O projeto começou em maio e é uma ação da Prefeitura de Cruz Alta, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, Câmara de Vereadores e da voluntária Oftalmologista Dra. Janice Bucco Brum.

Fernando Danni Trentini, Coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, explica que os testes são feitos em um espaço fornecido pela escola de forma individual, e posteriormente a Médica emite a lista e os encaminhamentos para Estratégia de Saúde da Família, com classificação de prioridade, para que a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Regulação efetue a organização das autorizações de consulta com serviço especializado.

“Conforme prioridade classificatória, a SMS entrará em contato com os familiares para liberação da consulta. Caso o familiar opte por atendimento na rede privada, a escola deverá comunicar a ESF correspondente, para que a referência seja cancelada no sistema SUS. Ou seja, com este projeto, desejamos prestar o auxílio e tratamento necessário”, diz ele.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20% dos alunos do Ensino Fundamental apresentam algum tipo de problema visual. Entre os principais estão a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Quando não são corrigidas, essas alterações afetam o estado emocional e psicológico, o comportamento e, é claro, seu desempenho escolar.

Esses problemas podem não ser reconhecidos em tempo, caso não haja um programa de educação em saúde ocular que permita, mediante a observação do desempenho visual e/ou da aplicação de testes simples, a detecção ou suspeita das dificuldades do aluno. “Identificado o problema de visão, o objetivo é tratá-lo para que a criança possa ter um momento de aprendizagem melhor na escola”.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Eduardo Amaro Pilau
NETFACE
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface