Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta sediará o 1º Fórum Gauchesco de surdos do estado

Publicada em 25/07/2022

  • Cruz Alta sediará o 1º Fórum Gauchesco de surdos do estado

Durante a 42ª Coxilha Nativista, Cruz Alta vai sediar o 1º Fórum Gauchesco de surdos do estado. O evento inicia às 14 horas do sábado (30), no Ginásio Municipal de Esportes, e terá bate-papo em libras, cultura gaúcha e roda de chimarrão.

“O Fórum reunirá membros da comunidade surda de várias regiões do estado”, diz o Coordenador de acessibilidade, Cléber Lorenzoni.

Cléber explica que a ideia da realização do Fórum em Cruz Alta, surgiu a partir da Educadora Especial, Bibiana Ferrão. “Trata-se de uma forma maravilhosa de inclusão e de trazer a comunidade surda para dentro da Coxilha. Lembro que não é porque eles têm esta deficiência auditiva é que não poderão aproveitar a Coxilha, mesmo sendo um festival de música. Todos devem ter acesso, principalmente porque estamos falando de cultura, saúde, lazer e qualidade de vida”, diz Cléber.

O povo surdo possui sua identidade, cultura e língua própria, a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, que mesmo reconhecida como língua oficial do Brasil ainda é desconhecida por grande parte da população brasileira, necessitando de diversas ações para que sua importância seja realmente compreendida, haja vista que para o exercício pleno da cidadania é direito do sujeito surdo o acesso à comunicação no trabalho, serviços, lazer, meio jurídico, educação e saúde.

“É de extrema importância a realização do Fórum, para a quebra de barreiras e preconceitos, além de proporcionar melhor qualidade de vida para a população surda da cidade”, salienta a Servidora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Lamaison.

Confira a programação completa:

14h – Credenciamento

14h15min – Abertura do Fórum

15h25min – Chimarrão break

15h45min – Continuação do fórum Gauchesco de surdos

17h – Enceramento

“Queremos curtir bastante, vendo as pessoas pilchadas, vivenciando nossos costumes de fato. É importante que qualquer indivíduo tenha acessibilidade para ter contato com a cultura gaúcha que nos faz tão bem, nos unindo enquanto pessoas” comenta Bibiana Ferrão.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface