Publicada em 14/07/2022
O aplicativo ‘Atlas de Histologia’, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Biomedicina e Ciência da Computação, recebeu o certificado de registro de programa de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) da Diretoria de patentes do Ministério da Economia.
O objetivo do projeto é desenvolver um software para dispositivos móveis e para web de apoio educacional aos estudantes das disciplinas de Histologia básica e Histologia sistêmica.
Em resumo, a Histologia é uma área biomédica que estuda os tecidos biológicos ou também denominada Anatomia Microscópica. Na biologia são estudadas as funções das células, tecidos e órgãos de animais e de plantas (histologia animal e vegetal).
O aplicativo permite ampliar as possibilidades na metodologia de aprendizagem e potencializa a qualidade do ensino, complementando o que é aprendido em sala de aula. Ele surge para sanar algumas limitações, como por exemplo, o comprometimento da qualidade das lâminas e o acesso às mesmas.
As professoras Graziella Alenbrant Mendes, do curso de Biomedicina, e Patrícia Mariotto Mozzaquatro Chicon, do curso de Ciência da Computação, coordenam o projeto e contam com o auxílio de dois acadêmicos bolsistas e um voluntários, que formam a equipe. “A primeira fase do projeto está concluída, destina-se à Histologia básica e conta com 20 órgãos, 27 tecidos e 119 estruturas diferentes. No momento, a equipe do projeto desenvolve o conteúdo de histologia sistêmica organizando os tecidos para compor órgãos”, comenta profª. Graziella Mendes.
Com informações da Universidade de Cruz Alta
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações