Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Centro de Saúde da Mulher e da Criança reforça a importância da mamografia

Publicada em 09/07/2022

  • Centro de Saúde da Mulher e da Criança reforça a importância da mamografia

A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama. Com ela, é possível detectar, por exemplo, nódulos, mesmo aqueles que não são possíveis de palpar. Segundo a Enfermeira do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Leise Pereira Da Costa, o exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, deve ser feito a cada dois anos, como forma de prevenção por mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo recomendações do Ministério da Saúde.

Em Cruz Alta, a requisição para fazer a mamografia, pode ser solicitada na Estratégia de Saúda da Família referência do bairro em que a paciente reside, e no Centro da Mulher quando é feito o encaminhamento para consulta especializada.

“Para tanto, é necessário, primeiramente, a mulher passar por uma consulta. Além do médico, o enfermeiro também é o profissional habilitado para solicitar o exame. Depois, a paciente é encaminhada para fazer o agendamento na Clinimagem, serviço de referência no município para mamografia”, explica Leise.

A profissional alerta que o câncer de mama é o tipo mais prevalente entre as mulheres, mas tem cura quando tratado precocemente. “É fundamental que a população feminina procure a ESF mais próxima para os cuidados regulares. Quando diagnosticado logo no início, o câncer de mama tem 95% de cura, por isso a importância do exame preventivo”.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), “a postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas para procura de um serviço de saúde o mais cedo possível – estratégia de conscientização – permanece sendo importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação ocasionais de suas mamas, em situações do cotidiano”.

SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Para 2022, são esperados 4.050 casos de câncer de mama no RS. As práticas de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver câncer de mama. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Os principais sinais e sintomas da doença são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Para mais informações, o telefone de contato é o 3322 7198.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


POP ROCK 105.1
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface