Publicada em 05/07/2022
Nesta sexta-feira (08), será realizado o lançamento oficial do Danzpare Cruz Alta - Festival Internacional de Folclore de Dança Patrimonial em Pares. A cerimônia acontecerá no Salão de Eventos da ACI, ás 18h30min. O evento acontece pela primeira vez no município, nos dias 9 e 10 de setembro.
Inclusive, na manhã desta terça-feira (05), o Coordenador de Eventos da Secretaria de Cidadania, Cléber Lorenzoni, e o Diretor do Grupo Chaleira Preta e Organizador do Danzpare Cruz Alta, Vladimir Colombelli, estiveram em Passo Fundo, onde participaram de um café de lançamento do Danzpare Brasil.
No circuito de Cruz Alta, o Danzpare Brasil está sob a responsabilidade do Grupo Internacional de Danças Chaleira Preta, com realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania. Os trabalhos estão sendo supervisionado pelo Baillar Centro de Danças de Passo Fundo que tem a frente o dinâmico casal Raquel Rubert Pereira e Mário Alcides Pereira, dos quais integram também a Diretoria do Chaleira Preta.
“Estamos muito felizes e orgulhosos em poder dar continuidade ao “Danzpare” no Brasil, com dois dias de diversificada programação em Cruz Alta”, comenta o Diretor do Grupo, Vladimir Colombelli.
PARTICIPAÇÃO EM HONDURAS
Na semana passada, os chalerianos Mariela Masutti e Luiz Felipe Oliveira, representaram o município de Cruz Alta e o Danzpare Brasil no Circuito de festivais internacionais de folclore de danças patrimonial de pares – Danzpare Honduras.
“Representar nossa cidade, estado e país em festivais folclóricos é motivo de muito orgulho e satisfação”, diz Vladimir.
SOBRE O DANZPARE
O Danzpare nasceu no ano de 2010, e é um festival de dança de casais (um de cada país), uma proposta inovadora, em que participam pares da América Latina e do restante do mundo com danças tradicionais do seu país. A dança em pares pretende recriar bailes do folclore latino americano, com elevado nível técnico e estético, fortalecendo seu conteúdo temático, com performances criativas.
Além da música e dança, são apresentados artesanatos, diálogos culturais e jogos tradicionais populares com a intenção de contribuir ainda mais, para a compreensão das culturas dos diferentes povos. Atualmente a rede DANZPARE encontra-se em 10 países: Honduras, Costa Rica, Bolívia, Equador, Brasil, El Salvador, Perú, Argentina, México e Panamá.
“O festival gera um espaço de integração, intercâmbio, vivência, aprendizado e conversação entre os dançarinos e o público em geral, bem como oportuniza alunos de diferentes escolas viver experiências únicas, integrados a um evento internacional que mostra a cultura do mundo: idioma, figurinos, danças, músicas e tradições”, finaliza Vladimir.
Com informações da Prefeitura de Cruz Alta
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações