Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Dia do Cooperativismo: UNICCA tem a participação de mais de 200 pessoas

Publicada em 02/07/2022

  • Dia do Cooperativismo: UNICCA tem a participação de mais de 200 pessoas

Contando com quarenta e nove cooperados, a Unicca- Cooperativa de trabalho união das catadoras e catadores de materiais recicláveis de Cruz Alta, tem a participação de mais de 200 pessoas nesse processo. Realiza a coleta seletiva solidária em 45 bairros, com mais de 70 parceiros/grandes geradores e nos contêineres de materiais recicláveis. A meta de coleta é de 30 toneladas/mês, o que foi ultrapassado em maio quando foram coletadas 38 toneladas. Hoje, todos os cooperados tem a seguridade social garantida e a média de renda aumentou em 62%.

“A coleta, feita desta forma, possibilita o encaminhamento de material para as Associações gerarem renda, contribuindo para a autonomia dos catadores dos quais passaram a ser cooperados, tendo, inclusive, seus direitos trabalhistas assegurados”, comenta Lidiane Jacques, Presidente das Associações de Catadores.

Lidiane salienta que a UNICCA se baseia nos princípios da economia solidaria, autonomia, autogestão e na colaboração reciproca.  “Neste dia em que comemoramos o dia do cooperativismo, temos a grata satisfação de apresentar dados importantes de dois meses de atuação da UNICCA”, diz ela.

A Presidente das Associações explica que a cooperativa tem por objetivo a defesa socioeconômica dos seus associados, organizando o trabalho individual e tratando de seus interesses junto a terceiros, gerando trabalho e renda através da atuação nas seguintes áreas de reciclagem, limpeza urbana, coleta seletiva de resíduos não perigosos, recuperação de sucatas de alumínio, recuperação de materiais metálicos, comércio atacadista de resíduos plástico, papel e papelão, vidro, sucatas metálicas e não metálicas e óleo de cozinha. 

A manutenção dos três caminhões, quanto ao abastecimento com combustíveis, é de responsabilidade da Prefeitura. Além disso, é feito o acompanhamento mensal, por uma profissional da Assistência Social, da qual efetua avaliação sobre como está ocorrendo a coleta e quais estão sendo as eventuais dificuldades.

“É através do cooperativismo que conseguiremos atingir objetivos de sustentabilidade social e ambiental”, diz Lidiane.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface