Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Obra de implantação do sistema de esgoto da Bacia Arroio Vulcão é entregue

Publicada em 30/06/2022

  • Obra de implantação do sistema de esgoto da Bacia Arroio Vulcão é entregue

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (30), a cerimônia de entrega da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário na Bacia Arroio Vulcão, que percorre os bairros São Miguel, São Genaro e Ludke. Segundo o Executivo, com essa obra o o índice de tratamento de esgoto chega a quase 40%.

O projeto é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e Secretaria de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, e Companhia Riograndense de Saneamento- CORSAN.

Conforme o Diretor de Expansão da Corsan, André Guterres Borges, a obra corresponde a aproximadamente 8 milhões de reais, beneficiando cerca de 3.500 pessoas. São 16km de rede, com duas estações de bombeamento.

“Além do saneamento básico entregue pela Corsan, já conseguimos fazer a pavimentação da Procópio Gomes e da Jango Vidal, e também já fizemos a troca da iluminação pública” lembra a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto.

Para a Prefeita, a obra é o primeiro passo para conseguir atingir as metas estabelecidas pelo Marco Legal, que busca alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto.  “Temos um longo caminho a percorrer para que a nossa cidade tenha 90% da meta estipulada para todo Brasil.”

Por meio de um estudo realizado pela CORSAN e SMDR, foi constatado que a poluição do Arroio era causada pelo lançamento do esgoto sem tratamento e descarte incorreto de lixo. As ações foram efetuadas pela Corsan, através de recursos oriundos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.

De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente, Carlos Gutierrez, a Bacia do Arroio Vulcão não receberá mais esgoto sem tratamento, porém a questão do lixo exigirá ações de limpeza regurlamente e a sensibilização da população. “Pretendemos desenvolver ações estratégicas periódicas que visem a limpeza das margens da Bacia para que com a ajuda da população, esses arroios não sejam mais prejudicados pelo depósito irregular de lixo”, diz Carlos.

Também estiveram presentes: Presidente da Câmara de Vereadores Gustavo Bilibio, Secretário de Desenvolvimento Social Ioran Cordeiro, Secretária de Obras Bárbara Nogueira, Vereadores Paulo Moraes e Matheus Amaral, Superintendente Regional da Corsan João Batista Corim da Rosa, Gestor da Corsan Jerri Tatsh, Presidente da Associação de Bairros Luiz Carlos Guerreiro, e imprensa.

Com informações do Repórter Cidade Amauri Rodrigues/Prefeitura Municipal/Corsan

Imagens – Repórter Cidade Amauri Rodrigues

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Obra de implantação do sistema de esgoto da Bacia Arroio Vulcão é entregue
prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface