Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Vacina meningocócica C está disponível para trabalhadores da saúde e crianças

Publicada em 21/06/2022

  • Vacina meningocócica C está disponível para trabalhadores da saúde e crianças

A vacina contra a Meningocócica C (conjugada) está disponível para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, e trabalhadores da saúde com esquema de uma dose.

As doses serão ofertadas, de forma gratuita, até fevereiro de 2023 no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESFs Centro, Toribio Verissimo, Alvorada, Jardim Primavera e Benjamin Nott, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h e também na sala de vacinação itinerante.

Para se vacinar é importante levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Conforme a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, a vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

Diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da covid-19, possivelmente em virtude do receio da população em buscar os serviços de saúde para a atualização do Calendário de Vacinação, neste momento, considera a necessidade de buscar as crianças e os adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas com a vacina meningocócica C (Conjugada), dada a relevância da vacinação neste grupo etário.

SOBRE A MENINGITE

A meningite é uma infecção que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Embora todos os tipos de meningites demandem rigor no acompanhamento do quadro clínico, a meningite do tipo meningocócica apresenta maior gravidade.

“Todas deixam sequelas e levam à morte, porém a doença meningocócica tem evolução para óbito em até 24 horas, além de sequelas que vão de surdez até a amputação de membros”

Joice explica que a doença meningocócica é a infecção causada por uma bactéria (meningococo), podendo apresentar vários sorogrupos, sendo A, B, C, W, X e Y os mais importantes.

Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a das crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade.

Com Informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface