Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Inverno começa na manhã da terça às 06h14 com mudança radical no tempo

Publicada em 20/06/2022

  • Inverno começa na manhã da terça às 06h13 com mudança radical no tempo

Muda a estação e muda o tempo. Se o outono se despediu nesta segunda-feira com um dia de céu azul, frio intenso cedo e uma tarde agradável, o começo do inverno 2022 com o solstício às 6h14 desta terça-feira(21) vai se dar com chuva e trovoadas em diversas regiões gaúchas à medida que uma frente quente começa a se formar sobre o Rio Grande do Sul, como já alertou a MetSul.

QUANDO MUDA O TEMPO?

O tempo já muda logo cedo no território gaúcho. Áreas de instabilidade vão ingressar ainda nas primeiras horas da madrugada a partir da Fronteira Oeste e vão avançar muito rapidamente para Leste, trazendo chuva para a maioria das regiões gaúchas até a manhã desta terça-feira.

A instabilidade deve se intensificar ao se deslocar pelo território gaúcho com risco de chuva localmente forte, raios e granizo isolado. A instabilidade tende a persistir na segunda metade da terça, mas em pontos do Oeste, do Noroeste e do Norte gaúcho podem ocorrer aberturas de sol com abafamento.

À noite, fortes áreas de instabilidade com temporais podem atingir o Noroeste, onde à tarde há chance de aberturas com elevação maior da temperatura, o que favoreceria nuvens de maior desenvolvimento vertical com potencial de tempestades isoladas a partir do entardecer e do início da noite.

E NA QUARTA?

A instabilidade vai prosseguir na quarta. Muitas nuvens seguirão sobre o Rio Grande do Sul e ainda chove em diversas regiões no decorrer do dia. Permanece o risco de chuva localmente forte com raios e ocasional queda isolada de granizo. Na Metade Norte, entretanto, pela influência do ar mais quente trazido pela corrente de jato em baixos níveis, o sol pode aparecer com nuvens em parte do dia em diversas cidades com maior aquecimento, precedendo mais chuva e risco de temporais localizados de granizo e vento forte.

PODE TER VENTO FORTE, MAS O MAIOR RISCO É O GRANIZO

Apesar de não se afastar vento forte localizado, o maior risco neste tipo sistema que atuará a partir desta terça é queda isolada de granizo. A região com maior possibilidade de tempestades isoladas inclui a Metade Norte gaúcha, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense.

TEM ALGUM ALERTA ?

INMET publica aviso iniciando em: 21/06/2022(Terça-feira) 00:01. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações,  queda de árvores e de alagamentos.


MAPAS, VÍDEOS E A PREVISÃO COMPLETA?

https://metsul.com/vem-uma-grande-mudanca-do-tempo-nas-proximas-horas/

 

 

Com Informações do Inmet/ Metsul

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface